Balanço de 2023: Polícia Civil é destaque nacional e prende mais de 3.500 pessoas

Foram instaurados 27 mil inquéritos, cumpridos mais de 2700 mandados de busca e apreensão e 3500 pessoas presas

Balanço de 2023: Polícia Civil é destaque nacional e prende mais de 3.500 pessoas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí consolidou sua missão institucional. Dezenas de operações foram destaques nacionais, sejam combatendo o crime organizado, na recuperação de bens roubados e furtados, como aparelhos celulares e veículos. Foram instaurados 27 mil inquéritos, cumpridos mais de 2.700 mandados de busca e apreensão e 3.500 pessoas presas, bem como centenas armas apreendidas.

“Todo esse trabalho só foi possível graças ao apoio incondicional da Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do secretário, Dr. Chico Lucas”, explica o Delegado Geral Luccy Keiko Leal Paraíba.

Conforme o Delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko Leal Paraíba, “esse ano foi, sem sombra de dúvidas, o ano mais produtivo da história da Polícia Civil do Piauí, pela quantidade e qualidade das investigações desenvolvidas, fruto de um investimento preciso em material de trabalho e gestão de recursos humanos”, comemora o delegado-geral.

O chefe de polícia civil pontua a evolução no combate às facções criminosas, onde mais de uma centena de operações foram desenvolvidas pelos agentes, escrivães, delegados e peritos que compõem a instituição. “Em todo o Estado consolidamos o enfrentamento às facções criminosas, que são o maior desafio à segurança pública do país. De norte a sul pudemos fazer prisões importantes e com o mínimo de intervenção de força, graças ao planejamento operacional impecável dos nossos investigadores”, explica delegado Luccy Keiko.

Outro ponto destacado pelo gestor foi a atuação coordenada das unidades especializadas como Denarc, Draco, DHPP e DRFV, bem como delegacias seccionais, que compuseram várias operações em comum, transferindo conhecimento sobre alvos e fortalecendo investigações em andamento, otimizando os resultados de indiciamento e captura de criminosos.

“Reduzimos vários índices de criminalidade, tudo isso com o apoio da Secretaria de Segurança em ação integrada com as demais forças de segurança do Estado”, avalia do delegado-geral.

Polícia civil deflagrou 809 operações policiais

Para o delegado-geral de polícia civil, inequívoca foi a evolução do volume de trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, que contabilizou 809 operações policiais, em todo o Piauí.

“Destacamos o ciclo de operações Cerco Fechado, que em duas edições neste ano de 2023 foram sucesso de resultados. A operação Cerco Fechado do mês de novembro foram 172 pessoas presas, sem que precisássemos efetuar nenhum disparo, fruto da técnica elaborada de planejamento e execução firme no cumprimento de mandados, o que muito nos orgulha pela capacidade operacional dos nossos policiais”, explica o chefe de polícia.

Milhares de telefones celulares recuperados e devolvidos

Mais um motivo de destaque, em diversas matérias jornalísticas veiculadas na imprensa nacional, a Polícia Civil do Piauí investigou, recuperou e devolveu aos verdadeiros donos milhares de aparelhos telefônicos roubados e furtados, exportando esse conhecimento para outras polícias civis.

“Nós não só recuperamos e devolvemos telefones celulares roubados e furtados, mas fizemos isso num volume de ações jamais visto, interditando estabelecimentos comerciais especializados na receptação desses materiais, prendendo atravessadores e consumidores finais que lucravam com esse tipo de crime.

Enfrentamento à violência contra a mulher foi prioridade na gestão policial em 2023

O Delegado-geral também destaca a prioridade na investigação de crimes de violência doméstica e crimes cometidos contra mulheres no Piauí. “Destacamos o enfrentamento à violência contra a mulher, a investigação exitosa dos crimes de feminicídio e lesão corporal. São crimes provocados pelo machismo e questões sociais, que nós enfrentamos com muita firmeza, dando prioridade nesses casos às medidas cautelares cabíveis”, afirmou o delegado Luccy Keiko.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES