Banco de Leite Humano tem crescimento de 55% no número de doações em 2023

Foram 714 doadoras que contribuíram com o leite excedente, beneficiando 814 recém-nascidos prematuros no Piauí

Banco de Leite Humano tem crescimento de 55% no número de doações em 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Sistema de Gestão de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, apontam que de julho a outubro de 2023, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa apresentou um incremento de 55,6% em volume coletado, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foram 714 doadoras que contribuíram com o leite excedente, beneficiando 814 recém-nascidos prematuros no Piauí. Segundo Vanessa Paz, coordenadora do banco da MDER, a caminhada em prol da maior captação de leite humano e a oferta segura aos prematuros, internados nas unidades de alto risco do nosso estado, são permanentes, e passíveis de comemoração.

“Comemoramos muito esse resultado pois superamos a meta estabelecida para 2023, no entanto, a intenção é atingir autossuficiência em leite humano de forma que todos os prematuros internados nas Unidades de Alto Risco do Piauí tenham pleno acesso ao leite humano pasteurizado sempre que sua condição clínica exigir”, destacou a coordenadora.

O Novembro Roxo é a campanha voltada à sensibilização para as causas e consequências da prematuridade e o fortalecimento da amamentação e a oferta segura de leite materno para essas crianças são uma prioridade, e o aumento na coleta de leite humano ajuda a salvar mais vidas.

Banco de Leite Humano tem crescimento de 55% no número de doações em 2023 - Foto: Ascom

Para a diretora-geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Cármen Ramos, o leite humano é o melhor e mais completo alimento, em especial, quando se trata de crianças pré-termos, que possuem necessidades nutricionais e imunológicas bem específicas.

“Na MDER está situado o Banco de Leite Humano de referência para o Piauí, importante estratégia para garantir o leite humano de qualidade para os recém-nascidos pré-termos, não só dos que nascem na MDER, como também de outras maternidades que coletam o leite das mães nos postos de coletas e enviam para ser processado nessa instituição”, ressaltou a diretora.

Pode fazer a doação de leite humano toda mulher que está amamentando de forma exclusiva seu bebê, saudável, e tem leite excedente. Dessa forma ela contribui com a recuperação desses bebês que não dispõem de leite da própria mãe. “Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e análise microbiológica para liberação para o consumo”, finalizou Vanessa Paz. Para mais informações sobre as doações, entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99498-5120.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES