Batalhão apreende 8 jiboias e 2 jacarés em área residencial de Teresina

De janeiro a março, foram realizados 396 atendimentos envolvendo serpentes, a maioria da espécie jiboia. Já de jacarés, foram 35 resgates

Batalhão apreende 8 jiboias e 2 jacarés em área residencial de Teresina | Foto: Divulgação/PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou nesta quinta-feira (04), a apreensão de pelo menos oito jiboias e dois jacarés em área residencial de Teresina. Nos primeiros três meses do ano, foram registradas 703 casos de resgate e capturas de animais silvestres em ambiente urbano, em decorrência do período chuvoso. 

ALTA DEMANDA: Conforme o major Fredson Abreu, comandante do BPA, além do policiamento preventivo, o batalhão segue com uma alta demanda de atividades relacionada a resgate de animais em via pública e em residências. De janeiro a março, foram realizados 396 atendimentos envolvendo serpentes, a maioria da espécie jiboia. Já de jacarés, foram 35 resgates.

“Ontem, como é de praxe, o BPA atuou não só na parte preventiva, mas também em ações relacionadas a atividades de resgate de animais. O período chuvoso aumenta essa demandada de animais, especialmente jacarés e cobras. Ontem foi um dia que rendeu muitas ocorrências, foram mais de 15 resgates de animais em residências, em via pública. O batalhão tem cumprido o seu papel em proteger a nossa fauna no resgate desses animais e soltando em seus habitats naturais, dando a sensação de segurança para a população que nos liga”, destaca. 

FATORES PARA SURGIMENTO EM ÁREAS URBANAS? Alagamentos, enchentes provocados pelas chuvas e a procura por lugares com uma temperatura maior, são alguns fatores que ocasionam o aparecimento em ambiente urbano, além do desmatamento. A recomendação para quando encontrar uma espécie silvestre em área residencial é não afugentá-lo ou tentar pegá-lo, evitando possíveis acidentes. O BPA pode ser acionado através do 190. 

“O número de ocorrências diárias sempre aumenta nesse período em razão das chuvas, que muitas vezes até destroem o habitat; a questão também das baixas temperaturas e eles procuram locais mais quentes, como interior de casas, forros, tetos, fogões, motor de carros. O alerta é para que as pessoas ao avistarem, não hostilizem, afugentar. Procurem o órgão competente para fazer o resgate e maneira segura. Pode estressar o animal. Deixe ele, visualize, mantenha uma distância segura e ligue para o BPA”, completa Major Fredson Abreu.

Batalhão apreende 8 jiboias e 2 jacarés em área residencial de Teresina - Foto: Divulgação/PMPI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES