Busto de Esperança Garcia é inaugurado na sede da OAB em Brasília

O busto de Esperança Garcia é obra do artista plástico piauiense Braga Tepi, e foi doada pela Secretaria da Cultura do Piauí.

Ministro Wellington Dias participa de homenagem à Esperança Garcia, na OAB | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O busto de Esperança Garcia foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (22), durante uma solenidade realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), em Brasília. Em novembro de 2022, o Conselho reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil.  A obra é de autoria do artista plástico piauiense Braga Tepi e foi doada pela Secretaria da Cultura do Piauí.

Esperança Garcia teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam. O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da cerimônia e destacou a importância de Esperança na luta a favor do direito dos escravos.

“É um momento que registra um fato de 1770 reconhecido agora em 2023. Esperança Garcia, uma mulher negra que, a partir de uma petição que tem um caráter de habeas corpus, denunciou, com coragem, a violência e a opressão que escravos e escravas sofriam naquele tempo”, disse.

Foto - Ascom / Ministro Wellington Dias participa de homenagem à Esperança Garcia, na OAB.

O Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ressalta que a coragem de Esperança Garcia inspira todos que lutam em defesa da democracia e em favor da igualdade.

“O combate à escravidão é uma luta de todos nós. Esperança Garcia peticionou demandando direitos para ela e para seus semelhantes e exercendo um tipo de advocacia que era inédito para a época. Ela combateu as agruras da escravidão a partir do direito”, Destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES