Câmara aprova urgência para projeto de Florentino sobre direitos de PcD

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para sete projetos sobre direitos das pessoas com deficiência.

Deputado Florentino Neto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para sete projetos sobre direitos das pessoas com deficiência. Um deles, de autoria do deputado Florentino Neto (PT/PI), institui prioridade de tramitação para os processos judiciais em que figurem como parte a pessoa com deficiência. 

O Projeto de Lei 2749/2023 proposto altera a Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 – que institui o Código de Processo Civil, para garantir a prioridade de tramitação dos processos em que figure como parte pessoa com deficiência, doenças graves, crônicas e degenerativas.

No colégio de líderes da Câmara, o Lider do PT, deputado Zeca Dirceu (PT/PR), defendeu que fosse votado requerimento para declarar a urgência da votação do Projeto de Lei 2749/2023, dado a sua relação com a causa de atenção e garantia de direitos às pessoas com deficiência.

O requerimento foi votado e aprovado na sessão desta segunda-feira (10). “A aprovação do regime de urgência demonstra o compromisso da Câmara dos Deputados em garantir e ampliar os direitos das pessoas com deficiência no país”, destaca o deputado.

Em relação ao seu projeto, em particular, Florentino Neto destaca a importância da pessoa com deficiência ter assegurada prioridade na tramitação dos processos, procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente. “As pessoas com deficiência muitas vezes enfrentam muitas dificuldades para exercerem plenamente seus direitos. Por isso, toda política de inclusão é mais um passo para garantir que esses indivíduos sejam protegidos em todas as esferas da sociedade e tenham igualdade de oportunidades”, ressalta. 

Para o parlamentar, a luta dos direitos das pessoas com deficiência é uma causa urgente e necessária, e todas as conquistas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igual. “Aqui na Câmara, serei porta-voz dessa minoria que enfrenta tanta dificuldade no dia-a-dia. Não podemos mais esperar. Temos construir um mundo melhor a mais acessível para todos”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES