Campanha ajuda a escolher nome de peixe-boi resgatado por projeto do Piauí

O animal estava sob os cuidados de biólogos da base do Projeto Peixe-Boi, situado no município de Cajueiro da Praia, litoral piauiense.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Peixe-Boi-Marinho, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou nas redes sociais da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA) uma campanha para escolher o nome de um filhote de peixe-boi que foi encontrado na Praia da Travosa, nos Lençóis Maranhenses.

Desde o dia 28 de março, o animal estava sob os cuidados de biólogos da base do Projeto Peixe-Boi, situado no município de Cajueiro da Praia, litoral piauiense. Nesta quarta-feira (5), o filhote foi transferido de avião para Recife, Pernambuco, onde continuará em processo de reabilitação.

O filhote foi tranferido de avião para Recife (Foto: Projeto Peixe-Boi)

Biólogos criaram uma campanha para escolher o nome do filhote. Entre as opções estão:

Amaro: homenageia os moradores e o local onde foi resgatado o filhote: dentro de uma lagoa em Santo Amaro do Maranhão. Além disso, temos o milagre do santo Amaro: ele salvou, caminhando sobre as aguas, um companheiro que se afogava em um lago. Nos remete à própria sobrevivência do filhote

Naurú: de origem tupi, significa guerreiro e foi sugerido devido a resiliência e luta do filhote para se manter vivo; Os relatos afirmam que o filhote encalhou sucessivas vezes e permaneceu por longo tempo em uma lagoa. Após o resgate, ele tem reagido bem aos cuidados.

Rotinha: faz alusão ao local de nascimento do Peixe-Boi e ao seu deslocamento para o Piauí após o resgate. Percorrendo assim, parte da Rota das Emoções, um circuito turístico que engloba Maranhão, Piauí e Ceará.

Sante: também faz homenagem aos moradores de Santo Amaro. Quem é de Santo Amaro do Maranhão é reconhecido como Sante.

Peixe-boi resgatado por projeto do Piauí (Foto: Projeto Peixe-Boi)

Problemas na estrutura

Nesta semana, uma fiscalização feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) encontrou problemas na estrutura física da base onde funciona o projeto Peixe-Boi. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio/APA Delta do Parnaíba. 

O relatório realizado pelo Crea aponta que a estrutura está comprometida, com risco de desabamento. Um documento deve ser encaminhado para Brasília, onde funciona a sede do ICMBio, para arrecadar recursos do governo federal para a realização da reforma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES