Caso de jovem que precisou de cirurgia para tirar sapo do ânus é fake

Na informação que viralizou, um jovem entre 16 e 17 anos havia entrado na Unidade de Pronto Atendimento de Floriano, região Sul do Piauí, na última quinta-feira (15).

Caso de jovem que precisou de cirurgia para tirar sapo do ânus é fake | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Circulou nas redes sociais nesta semana, que um homem realizou uma cirurgia para tirar um sapo vivo que estava dentro do seu corpo. Entretanto, a informação trata-se de um fake news. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do Piauí, responsável por gerenciar o hospital de Floriano, o caso “não existiu, é um fato inverídico, portanto fake news”.

“No papel de coordenador do serviço de cirurgia do HTN (Hospital Regional Tibério Nunes), venho informar que a cirurgia do sapo não existiu. É um fato inverídico, portanto fake news”, disse a Ascom da Secretaria de Saúde ao Meionorte.com.

Na informação que viralizou, um jovem entre 16 e 17 anos havia entrado na Unidade de Pronto Atendimento de Floriano, região Sul do Piauí, na última quinta-feira (15). Ele estava com fortes dores de barriga, e foi submetido a exames, onde foi constatado a presença de um corpo estranho no ânus.

Vários portais e grupos de redes sociais divulgaram o caso e afirmaram que o “corpo estranho” se tratava de um sapo e que a retirada seria feita pelo orifício do paciente. Rapidamente a informação do “caso inusitado” viralizou, porém, tudo não passa de uma fake news, ou seja, uma notícia falsa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Regional Tibério Nunes e a UPA Dr Adelmar Pereira da Silva, em Floriano, informam que não procede a notícia veiculada nas redes sociais e em portais de notícia, de que foi realizada cirurgia na unidade de saúde para a retirada de qualquer corpo estranho em paciente na data de ontem, 16/06/2023.

NOTÍCIAS FALSAS 

Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo. 

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES