Casos de dengue no Piauí tem redução de 80% neste ano

. Os dados ainda mostram que o Piauí manteve uma redução de 73% em relação aos óbitos em decorrência da dengue.

Casos de dengue no Piauí tem redução de 80% em 2023. | Imagem de jcomp no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí totalizou 5.343 casos confirmados de dengue na 49ª Semana Epidemiológica de 2023, ou seja, do dia 03 de dezembro até o dia 09. De acordo com o boletim, o número corresponde a uma redução de 80% quando comparado aos 27.713 casos registrados no mesmo período de 2022.

Considerado os casos prováveis, que também engloba pacientes com diagnósticos inconclusivos, ignorados/brancos e com sintomas de alarme e grave de dengue, o Boletim Epidemiológico revela que a queda superou os 76% se comparado com o ano passado.

Teresina lidera a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2023, com 4.852 notificações. Em seguida aparece a cidade de Parnaíba (752), seguida por Luís Correia (270), Oeiras (94) e Valença do Piauí (75). Os dados ainda mostram que o Piauí manteve uma redução de 73% em relação aos óbitos em decorrência da dengue.

 Até o momento foram contabilizadas quatro mortes pela doença, quando no mesmo período de 2022 haviam 15 vítimas.Sobre os casos de Febre Chikungunya, o Boletim Epidemiológico manteve a tendência de queda de 64% em 2023 (3.365) em relação à 49ª Semana Epidemiológica do ano passado (9.369). Até o momento foram confirmadas duas mortes pela doença confirmadas.

Levantamento

De acordo com dados da Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA), o Piauí não possui municípios classificados com situação de risco para ocorrência de surto/epidemia de arboviroses.

Ao todo, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) consolidou informações repassadas por 223 municípios. Desse total, 198 foram classificados como “satisfatório” para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses e 25 foram classificados como “alerta”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES