Casos de dengue têm redução de 80,5% no Piauí, diz Sesapi

Foram 5.756 notificações em 147 municípios em 2023, enquanto no ano passado foram registradas 29.572 notificações

Casos de dengue apresentam redução de 80,5% no Piauí | Reprodução/Ministério da Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta sexta-feira (7), o boletim epidemiológico de arboviroses referente à 26ª semana epidemiológica de 2023. Os casos notificados de dengue tiveram uma redução de 80,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 5.756 notificações em 147 municípios em 2023, enquanto no ano passado foram registradas 29.572 notificações em 207 cidades piauienses.

Baixa Grande do Ribeiro, Beneditinos, Cristino Castro, Inhuma e Jatobá do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência dos casos de dengue durante as últimas 26 semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos pela doença em 2023.

Em relação à chikungunya, o boletim mostra que o Piauí apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado. São 3.258 notificações em 77 municípios no ano de 2023 contra 10.069 notificações em 146 municípios. Duas mortes foram registradas em Teresina. No ano passado foram três óbitos nas cidades de Jaicós, Teresina e Picos.

Sobre zika, o boletim acrescenta o Piauí apresentou redução de 81,7% das notificações, com 28 casos em dez municípios. No mesmo período de 2022, foram 153 em 11 cidades,

Mesmo com os números reduzidos, a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alerta para a importância da população continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti." Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores, mas precisamos da ajuda de todos para eliminar os focos do mosquito", disse.

Nova vacina contra a dengue será aplicada pelo SUS? Veja o que já se sabe

O imunizante Qdenga, nova vacina contra a dengue da empresa japonesa Takeda Pharma, já começou a ser aplicado na rede privada e está disponível em laboratórios privados de todo o Brasil. O novo imunizante foi aprovado em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o primeiro aprovado no país para um público amplo. 

Outra vacina já havia sido aprovada anteriormente, mas é recomendada apenas para quem já teve a doença. A Qdenga é voltada também para pessoas nunca tiveram contato com o vírus da doença. De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o valor do imunizante deve variar entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor final, de acordo com cada estado. Já a imunização gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser disponibilizada a partir de 2025, segundo o Ministério da Saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES