CCJ aprova incluir o Festival 'São João da Parnaíba' no calendário oficial de eventos

Deputados aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 165/23 (PLO) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí

PLO foi apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 165/23 (PLO) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (17). O PLO,  apresentado pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), valoriza o Festival São João da Parnaíba e declara o evento como Patrimônio Cultural Imaterial do estado e o inclui no calendário oficial de eventos do Piauí. O relator que deu o parecer positivo  foi o deputado Henrique Pires.  

A parlamentar afirmou que a aprovação do PLO é um marco crucial para preservar e celebrar a identidade cultural e honra tradições e raízes históricas, impactando profundamente a sociedade e a região litorânea.  ''Ao designar o "Festival São João da Parnaíba" como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, valorizamos suas expressões artísticas, músicas, danças e gastronomia, perpetuando uma herança viva ao longo das gerações. A adição do festival ao calendário oficial não só consolida sua relevância cultural, mas estimula o turismo cultural e econômico, atraindo visitantes de todo o estado e além. Isso fortalece a economia local, cria empregos temporários e divulga tradições para um público mais amplo'', afirmou. 

''Importante para assegurar recursos para a cultura em Parnaíba e toda Planície Litorânea. É assim que deputados, quando são comprometidos, trabalham para assegurar direitos e conquistas e fomentar recursos para diversas áreas importantes do nosso Estado. A Cultura sendo valorizada, respeitada e incentivada com leis que assegurem investimentos. Parnaíba e toda Planície Litorânea ganha com isso'', finalizou. 

Outros dois projetos enviados pelo Governo do Estado foram aprovados na reunião. O PLOG 52/23, que institui a Política Estadual de Qualificação e Desenvolvimento Profissional dos Servidores Civis, segue para a Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais após os membros da CCJ acatarem o parecer de Hélio Isaías (PT). 

Já o PLOG 46/23, que cria o Fundo de Equalização e Desenvolvimento Econômico para o Empreendedor (FEQ), vai agora ser analisado na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. O FEQ tem natureza contábil e vai garantir subsídios para a Piauí Fomento. Um conselho vinculado à Secretaria de Fazenda com participação das secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e da Investe Piauí, além da Piauí Fomento vai acompanhar o desempenho do fundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES