CCJ aprova projeto que cria medidas de combate ao racismo e injúria social

O Projeto de Lei Ordinária 120/23 (PLO) é de autoria da deputada Gracinha Mão Santa

Deputada Gracinha Mão Santa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados aprovaram na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (22) o Projeto de Lei Ordinária 120/23 (PLO) que cria medidas de combate ao racismo e injúria social. Além de prever o estímulo a ações educativas, de capacitação de servidores públicos e o ensino de História da África nas escolas, a matéria, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), cria a vedação do Governo do Estado para contratar instituições e pessoas físicas condenadas por racismo ou injúria racial.

''O projeto não apenas estimula ações educativas e a capacitação de servidores públicos, mas também propõe a inclusão do ensino da História da África nas escolas. Além disso, cria a proibição de contratação, por parte do Governo do Estado, de instituições e indivíduos condenados por racismo ou injúria racial'', escreveu Gracinha Mão Santa.

Após a aprovação do parecer do relator Marden Menezes (Progressistas) na CCJ, o projeto segue para análise na Comissão de Direitos Humanos e da Juventude e depois para o Plenário. Caso passe por essas duas etapas na Alepi, a vedação de contratação dos condenados ainda vai depender de regulamentação a ser feita pelo Governo do Estado.

Mais dois projetos foram aprovados nas duas comissões. O PLO 89/23, de Gessivaldo Isaías (Republicanos), cria uma política de estímulo ao combate à alienação parental incentivando a conscientização dos piauienses. Já o PLO 126/23, de autoria de Gracinha Mão Santa, declara o espetáculo “Um Homem chamado Jesus” Patrimônio Cultural Imaterial do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES