Celso Barros Neto será empossado na Academia Piauiense de Letras Jurídicas

Celso Barros Neto vai ocupar a cadeira que era do avô, jurista Celso Barros Coelho

Celso Barros Neto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, vai ser empossado na cadeira número 10 da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, nesta quarta-feira, 31, em solenidade que será realizada no auditório da Escola Superior de advocacia do Piauí (ESA-PI), a partir das 19h.

Ao assumir a cadeira 10, Celso Barros Coelho Neto expressou sua satisfação em fazer parte da Academia ao lado de renomados operadores do Direito. Vale destacar que essa cadeira foi ocupada por seu avô, o jurista Celso Barros Coelho, sendo seu patrono Antônio Coelho Rodrigues.

O presidente da OAB-PI ressaltou a importância da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e afirmou que sempre admirou as contribuições dos membros em relação ao Direito, beneficiando não apenas a advocacia, mas toda a sociedade. Ele expressou sua felicidade em contribuir ao lado de grandes juristas e seguir os passos de seu avô.

Com uma carreira jurídica consolidada, Celso Barros Coelho Neto é Advogado e Procurador do Estado do Piauí, tendo exercido a presidência da Associação dos Procuradores do Estado do Piauí por dois mandatos (2008/2012). Sua atuação também incluiu a vice-presidência da ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados).

Sua formação acadêmica inclui pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade de Salamanca (Espanha) e em Direito Constitucional pela UFPI. Especializado em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Piauí, ele possui extensão em Direito Civil na Universidade de Buenos Aires (UBA).

Celso Barros Coelho Neto é membro de diversas instituições jurídicas, como a Academia Brasileira de Direito (ABD), o Instituto dos Advogados do Piauí (IAP) e a Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). Sua experiência acadêmica inclui o cargo de Professor Substituto na UFPI e outras faculdades no Piauí.

Dentro da OAB Piauí, ele teve uma trajetória destacada, presidindo a Comissão de Estágio e Exame de Ordem (2002/2005), atuando como Conselheiro Seccional (2001/2003), Secretário-Geral (2004/2006) e Conselheiro Federal da OAB (2015/2018). Celso Barros Coelho Neto também foi membro de diversas comissões nacionais, incluindo a Comissão Nacional de Acesso à Justiça, a Comissão Nacional de Direito Securitário e a Comissão Nacional de Estudos sobre Compliance do Conselho Federal da OAB. Atualmente, ele exerce o cargo de Coordenador Nacional do Exame de Ordem e, pelo segundo mandato consecutivo, é o Presidente da OAB Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES