CENDFOL lança o “Se Liga” para crianças e jovens com prevenção às drogas

O lançamento aconteceu no colégio Liceu Piauiense, em Teresina, com a participação de alunos e autoridades.

CENDFOL lança o “Se Liga” para crianças e jovens com prevenção às drogas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (CENDFOL-PI), lançou nesta segunda-feira (26), no Dia Internacional de Combate às Drogas, o programa Se Liga - Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira” que terá a participação de crianças e adolescentes de todo o estado. O lançamento aconteceu no colégio Liceu Piauiense, em Teresina, com a participação de alunos e autoridades.

O objetivo principal do programa é levar para as escolas, capacitações, palestras, workshop e material didático sobre a prevenção às drogas e o mal que elas podem causar, orientando os alunos na escolha de uma vida saudável.

O coordenador geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, falou sobre a abrangência do Se liga e os eixos que serão contemplados.

CENDFOL lança o “Se Liga” para crianças e jovens com prevenção às drogas"A maior parte dos dependentes públicos reunidos em quase sessenta mil, são jovens entre dezoito e trinta anos. Então, baseado nisso, a discussão que nós tivemos com o governador, entendemos que tínhamos que trabalhar a infância e a adolescência num trabalho de prevenção. Teremos dois eixos onde iremos trabalhar a prevenção, orientação, o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes, dos vínculos familiares de 15 a 21 anos", definiu Tiago Vasconcelos.

"Nós vamos destacar a lei da prevenção, da promoção à saúde e também a construção de um projeto de vida. Tudo isso vai ser abordado através dos professores da rede estadual de ensino que quem tem capilaridade para levar essa discussão e essa orientação para os jovens que estão em sala de aula", completou.

O secretário estadual de educação, Washington Bandeira, parabenizou a Cendfol pela idealização do projeto.

"Queremos aqui parabenizar a Cendfol por essa brilhante ideia do programa que visa justamente retirar os jovens de qualquer possibilidade de entrada no mundo das droga e no mundo da criminalidade. É uma ação pedagógica, educativa, preventiva ao uso de drogas e nada mais natural do que em sala de aula. De modo transversal nas disciplinas, em especial na disciplina de vida, seja através de ações pontuais específicas, como palestras e instruir os nossos alunos, nesse caminho da prevenção ao uso de drogas", sintetizou o secretário.

Mussoline Guedes, coordenador estadual de comunicação, esteve na solenidade e representou o governador Rafael Fonteles.

"É uma excelente iniciativa do Governo do Estado para direcionar e atender os nossos anseios. É um programa importante pois trata de uma questão muito delicada que é a prevenção às Drogas. Nós da Comunicação nos sentimos muito honrados em participar", elogiou Mussoline.

Para a diretora do Liceu Piauiense, Samara Santiago, o Se Liga tem uma grande importância que é prevenir os alunos sobre os malefícios das drogas.

"Esse programa tem uma grande importância, primeiro, porque você consegue formar um cidadão que é consciente e um cidadão que vai dizer não às grandes possibilidades que nós vivemos hoje. Se você perceber os jovens hoje, eles são vulneráveis a muitas situações sociais, que nós temos de formá-los e informá-los das grandes desvantagens que tem entrar nesse mundo que não é tão bom pra eles. Então, é de fundamental importância que a gente tenha hoje a educação como direito do combate às drogas", disse a diretora.

Os alunos Vinícius Nunes e Evlly Silva, falaram o que esperam da execução do Se liga. "Espero que a carência de psicólogos para o aconselhamento no ambiente escolar, possa ser preenchido com o Se Liga. Essa carência acaba levando os adolescentes a usar as substâncias ilícitas", pontua Vinícius. "Ele é muito importante, principalmente na escola porque assim vai conscientizar os alunos sobre como as drogas podem acabar com a nossa vida", caracteriza Evlly.

O programa é norteado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) que define a Prevenção às drogas em três níveis: Primário ou Universal, Secundário e Terciário. Tratando-se do uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, muitos e variados são os fatores que causam os problemas. Desta forma, pretende-se organizar necessárias ações conjuntas desenvolvidas pelas diversas políticas públicas presentes no Estado, dirigidas para esse público-alvo, implicando a reflexão sobre seus comportamentos e sobre suas opções de vida, buscando também identificar os caminhos para uma vida social mais saudável, tudo isso através de palestras, rodas de conversas e materiais gráficos e audiovisuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES