Censo: saiba qual é a cidade do Piauí com maior índice de envelhecimento

O índice de envelhecimento mostra a relação de pessoas de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos

Censo: saiba qual é a cidade do Piauí com maior índice de envelhecimento | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O índice de envelhecimento mostra a relação de pessoas de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos. Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. Esse índice chegou a 51,1 em 2022, para o Piauí, indicando haver 51,1 idosos para cada 100 crianças, contra um índice médio do país de 55,24.

Em 2010, esse índice para o Piauí foi de 28,0, evidenciando o processo de envelhecimento da população no estado. O município com o maior índice de envelhecimento no estado é São Félix do Piauí (106,5), enquanto o menor índice de envelhecimento ficou com o município de Baixa Grande do Ribeiro (20,9). 

Dentre as unidades da federação, em 2022, o maior índice de envelhecimento era o do Rio Grande do Sul, com 80,35 pessoas de 65 anos ou mais de idade a cada  100 pessoas de 0 a 14 anos. Na sequência vinham o Rio de Janeiro, com índice de 73,64, e Minas Gerais, com 68,59. Os menores índices de envelhecimento ficaram com os estados do Amapá, com 20,26, e Roraima, com 17,39.

Em termos de grandes regiões do país, a que apresentou maior índice de envelhecimento foi a Sudeste (67,8), seguida da Sul (65,6), Nordeste (47,9), Centro-Oeste (42,4) e Norte (27,6). O índice de envelhecimento médio do Brasil ficou em 55,2 e o do Piauí em 51,1.

IDADE MEDIANA

Outro indicador que permite aferir o envelhecimento da população é o da “idade mediana”, que representa a medida de separação que utiliza o critério de idade para dividir a população em duas partes iguais, ou seja, é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população, no recorte geográfico. Nesse indicador, em 2022, o Piauí apresentou uma idade mediana de 34 anos, o que significa que metade da população do estado está acima daquela idade e a outra metade, abaixo.

No Piauí, 95 municípios (42,4%) apresentaram idade mediana acima daquela do estado, com destaque para o município de Bocaina, com a maior idade mediana do Piauí, de 41 anos, uma diferença de 7 anos a mais que a idade mediana do estado. A menor idade mediana do Piauí ficou com o município de Baixa Grande do Ribeiro, de 26 anos, o que significa 8 anos a menos que a idade mediana do Piauí, evidenciando uma população, em média, mais jovem para aquele município.

No Brasil, a idade mediana ficou em 35 anos, pouco acima da registrada no Piauí (34 anos). Dentre as unidades da federação, as que apresentaram idade mediana mais alta foi o Rio Grande do Sul, com 38 anos, seguido do Rio de Janeiro, com 37 anos, evidenciando o envelhecimento mais adiantado da população daqueles estados. As menores idades medianas ficaram com os estados do Acre, com 27 anos, e de Roraima, com 26 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES