Cerca de 18 famílias deixam suas casas após cheia dos rios Longá e Marataoan

A Prefeitura de Esperantina deve decretar situação de emergência ainda nesta quarta-feira (10). No município, 13 famílias estão abrigadas em escolas.

O rio Longá, em Esperantina, está atualmente com 65 cm acima da cota de inundação | Defesa Civil de Esperantina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 18 famílias tiveram que deixar suas casas após a cheia dos rios Longá e Marataoan, nas cidades de Esperantina e Barras, no Norte do Piauí.

O QUE ACONTECEU: Os rios estão acima da cota de inundação desde segunda-feira (8). Cerca de 18 familías ribeirinhas das cidades de Esperantina e Barras começaram a deixar suas casas após invasão da água. 

ESPERANTINA: Segundo o boletim mais recente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Longá, em Esperantina, está atualmente com 8,05 m, chegando a 65 cm acima da cota de inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio tenha leve elevação nas próximas 8 horas.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

BAIRROS MAIS AFETADOS: Nessa cidade, são 13 famílias desalojadas, segundo a Defesa Civil Municipal. Os bairros mais afetados pelas cheias em Esperantina são Nova Esperança, Pedreira e Batista de Amorim, que ficam nas proximidades dos rios. A Prefeitura disponibilizou três escolas municipais para servirem abrigo para as famílias.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

"As famílias estão sendo encaminhadas para abrigos provisórios, que são as escolas da rede municipal e recebendo total assistência médica, alimentar e apoio dos profissionais da Assistência Social, no intuito de minimizar os danos causados pelas enchentes", diz um comunicado da Prefeitura de Esperantina.

Cheia do rio Longá, em Esperantina (Foto: Defesa Civil)

Um decreto de emergência deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (10). O documento será encaminhado à Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc-PI) e ao Ministério do Desenvolvimento Social.

BARRAS: Já em Barras, cinco famílias deixaram suas casas por conta da cheia do rio Marathaoan. Na cidade, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,55 metros, 35 cm acima da cota de Inundação (4,20 m), devendo sofrer pequena elevação nas próximas 8 horas. 

O prefeito de Barras, Edilson Capote, promoveu reunião com o Secretário de Estado de Defesa Civil, Nerinho, e Corpo de Bombeiros para definir estratégias de ações para ajudar as famílias que tiveram as casas invadidas pela água.

DEMAIS RIOS: Em Timon/MA – Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,99 m, portanto acima da cota de Atenção (4,90 m), devendo permanecer em lenta recessão nas próximas 8 h, podendo chegar em valores em torno de 4,94 m, mantendo-se em Atenção.

Na cidade de Coelho Neto, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,70 m, em condição de Atenção, com o rio apresentando tendência de elevação do nível. É previsto que o seu nível chegue a valores da ordem de 6,86 m nas próximas 16 horas, ficando ainda acima da cota de Atenção (6,50 m).

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,59 m, 59 cm acima da cota de Alerta (5,00 m), com a tendência de o rio permanecer em elevação lenta nas próximas 12 h, com nível previsto da ordem de 5,62 m, ainda abaixo da cota de Inundação (5,70 m), permanecendo em situação de Alerta.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II (3478900), localizada em Teresina/PI, é de 5,81 m. O rio está em recessão lenta e deve atingir valores da ordem de 5,78 m nas próximas 10 horas, ainda em condição de normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES