Cerca de 94% dos eleitores do Piauí tem biometria; prazo encerra dia 8 de maio

A expectativa é que esse percentual alcance a totalidade, até a data do fechamento do Cadastro Eleitoral

Cerca de 94% dos eleitores do Piauí tem biometria; prazo encerra dia 8 de maio | Foto: Divulgação/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), entre todos os estados da federação, ocupa o primeiro lugar na eficiência e conclusão do cadastramento biométrico para as eleições de 2024. Nos últimos 12 meses, 2.441.177 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e mil e cento e setenta e sete) eleitores atualizaram a biometria junto aos cartórios eleitorais.

Comparado ao número total de eleitores no Estado, o TRE-PI alcançou 94% do cadastramento biométrico no último ano. Ao lado do Piauí, outros três estados também alcançaram esse percentual, são eles: Sergipe, Rondônia e Paraíba.

A expectativa é que esse percentual alcance a totalidade, até a data do fechamento do Cadastro Eleitoral, no dia 08 de maio de 2024. O chefe da Seção de Orientação das Zonas Eleitorais da Corregedoria Eleitoral do Piauí, Hugo Leonardo Ferreira Leite, destacou que, desde o início do cadastramento, o Tribunal tem adotado medidas para priorizar o atendimento de biometrização dos eleitores, para que todos possam participar da festa da democracia.

“O Piauí está figurando hoje em primeiro lugar entre os estados do Brasil em relação ao percentual de eleitorado biometrizado. Cerca de 94% dos nossos eleitores já possuem biometria cadastrada. Esse resultado se deve primeiramente a estratégia que o TRE-PI adotou, de fazer toda a sua biometria mediante revisões de eleitorado, que foi concluído em 2018. Com a pandemia, passamos 2020, 2021 e boa parte de 2022 sem fazer a coleta biométrica, por conta da Covid-19. No entanto, junto ao Distrito Federal, o Piauí foi o primeiro Estado que, já em novembro de 2022, retomou a coleta biométrica”, apontou Hugo Leonardo.

O que é e como funciona a biometria?

Essa é uma tecnologia que garante mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação. Utilizando as impressões digitais, o terminal da urna confirma a identidade de cada eleitor, a partir da coleta de dados armazenados na Justiça Eleitoral.

Cadastramento

Para quem tirou o Título de Eleitor de forma on-line, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral em até 30 dias após a emissão do Título para registrar a biometria. Aqueles que desejam fazer transferência de título e não possuem biometria cadastrada, também precisam se dirigir ao Cartório Eleitoral. Em ambos os casos, é necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Regularização

Caso o eleitor deseje conferir alguma pendência com a Justiça Eleitoral, além de outros serviços, basta acessar o site tre-pi.jus.br. Em seguida, é possível realizar o autoatendimento eleitoral clicando na opção “Título Net”. O prazo para regularização encerra no dia 8 de maio.

(Com informações do TRE-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES