Chico Lucas faz balanço da Segurança Pública no Piauí no primeiro semestre

Em Teresina tiveram uma redução de 50% em julho 2023, comparadas ao mesmo período do ano passado

Chico Lucas faz balanço da Segurança Pública no Piauí no peimeiro semestre | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (2), o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, concedeu entrevista ao Bom Dia Meio Norte, e falou sobre as diversas ações da pasta com relação ao combate à criminalidade. Sobre as blitzes, será divulgado dados, que mostram a diminuição no número de mortes e de lesões no trânsito, atribuído ao aumento nas fiscalizações de trânsito, ações essas que serão levadas agora, nesse segundo semestre, para o interior do estado, com foco no combate também ao roubo de veículos.

"Com relação às blitzes, nós temos um número, inclusive vamos divulgar hoje, de diminuição no número de mortes, de lesões no trânsito, que nós atribuímos ao aumento da fiscalização de trânsito, principalmente a questão do uso de álcool associado à direção, então, queremos coibir os acidentes, as pessoas podem sair, se divertir, mas com responsabilidade, se você vai beber, não dirija, a gente precisa ter regras e é isso que estamos fazendo e foi sucesso absoluto. Nós salvamos vidas e vamos continuar esse trabalho, agora também no interior e vamos focar, nesse segundo semestre, a questão de roubo de veículos", disse o secretário.

Sobre o roubo de celulares em Teresina, o secretário foi enérgico e disse que quer transformar o celular roubado em algo inútil e afirmou que, quem comprar celular roubado vai responder na justiça e ainda mandou um recado aos empresários desse ramo.

"Outros empresários serão presos, isso vai ser uma constante, quem compra e vende celular vai responder, se for dez vezes, 20 vezes, nós não vamos cansar. Enquanto vocês, empresários, insistirem, nós vamos continuar, indo com Receita Federal, Sefaz, vão responder por receptação, descaminho, contrabando, quantas vezes for necessário nós vamos prender que vende e compra celular. Nós vamos pedir o bloqueio de 100% dos bens dos empresários para restituir as vítimas que compraram celulares roubados ou tiveram o bem roubado. Eu quero transformar o celular roubado em uma coisa inútil, quem comprar celular roubado e não mostrar que pediu a nota fiscal, vai responder por receptação culposa, vai perder o celular e nós vamos pedir ao Ministério Público que aplique uma multa de R$ 1.000 para desestimular, quem não devolveu, nós já estamos pedindo busca e apreensão. A gente já sabe quem está usando e nós vamos nas casas das pessoas", informou Chico Lucas.

Chico Lucas também falou sobre a questão do aparelhamento da polícia, com aquisição de armas e viaturas e da criação do projeto 'Patrulha Cidadã' que vai atuar nas vilas e bairros com maior índice de homicídios na capital.

"O primeiro semestre foi mais para a gente discutir, repensar, e nesse mês de agosto nós já estamos recebendo mais mil armas que serão distribuídas aos policiais, estamos esperando 600 novas viaturas, nós vamos lançar um projeto que é o 'Patrulha Cidadã', nós vamos pegar 100 viaturas e vamos colocar nas vilas e bairros onde tem mais homicídios, um policiamento comunitário, para a gente se aproximar do cidadão", completou.

VEJA ABAIXO A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Mortes violentas têm redução de 50% no mês de julho em Teresina

De acordo com dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em Teresina tiveram uma redução de 50% em julho 2023, comparadas ao mesmo período do ano passado.

Em 2022, foram 38 mortes violentas. Este ano, 19. Outro dado importante é o de que a capital passou 18 dias sem registrar mortes violentas, somados todos os dias do mês de julho. Dentre os dados positivos, vale lembrar que 139 municípios do Piauí não registraram Mortes Violentas Intencionais (MVI) no primeiro semestre de 2023, o que corresponde a 60% dos municípios piauienses.

O Estado também conseguiu este ano a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da região Norte-Nordeste e a 8ª posição no país, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES