Chuva de granizo é registrada por moradores de Castelo do Piauí

As imagens foram capturadas no início da tarde e, de acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas outras ocorrências em outros municípios.

Chuva de granizo é registrada por moradores de Castelo do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores da cidade de Castelo do Piauí, no Norte do estado, foram surpreendidos com uma chuva de granizo neste domingo (17). As imagens foram capturadas no início da tarde e, de acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas outras ocorrências em outros municípios.

O granizo é uma precipitação de pedras de gelo, geralmente esféricas, com diâmetro igual ou superior a 5 mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Em Castelo do Piauí, as pedras de gelo vistas pelos moradores foram pequenas e não provocaram estragos em vegetações ou residências.

A formação dessas pedras ocorre por meio da solidificação da água, principalmente em nuvens cumulonimbus, em condições bastante específicas. Para sua formação, são necessárias temperaturas muito baixas e intensa circulação do vento. 

Além de Castelo do Piauí, outros municípios ao Norte do estado registraram chuvas ao longo do final de semana, como na capital, Teresina. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 22,28 milímetros na região Leste, 14,2 mm na região Norte e 46,4 mm na zona rural Sul de Teresina, na fazenda Cantinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES