Ciclo de debates sobre transformação digital marcam dia do Procurador de Estado

A data foi instituída em 2012, pela lei estadual 6.225, e remete ao reconhecimento dessa classe que atua na defesa jurídica do Governo

Ciclo de debates sobre transformação digital marcam dia do Procurador de Estado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No calendário piauiense, de datas festivas, o dia 6 de dezembro é marcado pelo Dia do Procurador do Estado do Piauí. A data foi instituída em 2012, pela lei estadual 6.225, e remete ao reconhecimento dessa classe que atua na defesa jurídica do Governo. E para comemorar a passagem, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí promoveu um ciclo de debates, tendo como tema a transformação digital que vivemos.

O evento aconteceu no auditório da sede do órgão, na zona leste de Teresina, e reuniu procuradores, assessores e servidores. Por quase três horas, todos acompanham as palestras de Ellen Gera; presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), e Anderson de Oliveira; chefe da Procuradoria da União do Estado do Piauí. Ambos falaram sobre a evolução digital que o mundo vem passando até os dias atuais. 

O Procurador Geral do Estado, Pierot Júnior, fez a abertura da programação e destacou os avanços da PGE/PI nesse setor citando, por exemplo, a chegada do Kanoê, sistema que opera como gestor de processos judiciais e administrativos e que foi criado pela Procuradoria do Estado de Rondônia. “Já recebemos, inclusive, o código fonte do sistema que vai proporcionar mais agilidade ao trabalho da PGE/PI”, pontuou. 

Pierot acrescentou, ainda, que esse ano de 2023 tem sido muito especial para a Procuradoria do Estado, por conta da passagem dos 50 anos de sua fundação. “São eventos que estamos proporcionando para homenagear, não apenas a categoria, mas a instituição em si e todos os seus servidores. E para fechar com chave de ouro, devemos encerrar o ano com a assinatura do contrato de construção da nova sede da PGE ”, concluiu. 

Já o Procurador Geral Adjunto para assuntos Administrativos, Victor Lima, aproveitou a oportunidade para lançar o PDTIC, que é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, que vai basear, a partir de agora, todo o avanço tecnológico e digital da PGE/PI. Será, inclusive, criado um núcleo especializado em tecnologia da informação para gerir a transformação digital do órgão. 

“É premissa do nosso governador a transformação do Piauí como um dos mais, senão o mais, digital do Brasil, principalmente na oferta de serviços públicos. Portanto, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí não poderia ficar fora desse contexto e para isso tem priorizado a modernização tecnológica do órgão. E esse evento, dentro das comemorações do Dia do Procurador, vem para enriquecer os nossos conhecimentos”, declarou Victor. 

No final do evento, foi oferecido aos participantes um coffee break, em comemoração pela data e, ainda, pela passagem do meio século de vida da PGE; Todos os procuradores receberam lembrança pela passagem da data, oferecida pela APPE, que é a Associação de Piauiense de Procuradores do Estado.

Através das redes sociais o governador do Piauí, Rafael Fonteles, parabenizou os procuradores do estado pelo seu dia. O gestor aproveitou para destacar o trabalho dos profissionais como fundamental para justiça e defesa do estado do Piauí.

"Hoje, 6 de dezembro, parabenizo os Procuradores do Estado do Piauí pelo seu dia! O comprometimento diário de cada um dos Procuradores e Procuradoras do Estado é fundamental para a promoção da Justiça e da Democracia, e para a defesa do nosso Estado. Com essa contribuição significativa, construímos um Piauí cada vez mais forte e igualitário", disse.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES