Cidades piauienses apresentam temperaturas acima de 41°C; Veja quais

A SEMARH informou que 208 municípios estão em alerta amarelo, perigo potencial de baixa umidade, e 114 em alerta laranja, perigo.

Cidades piauienses apresentam temperaturas acima de 40°C. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista das maiores temperaturas registradas até as 15h desta segunda-feira (25), em todo o Brasil. O Piauí não ficou de fora! Duas cidades do sul do estado apontaram temperaturas acima de 41°C, ficando em terceiro e quinto lugar. Além disso, o instituto emitiu dois alertas de baixa umidade para parte do território piauiense. 

O Brasil continua sob o domínio de um intenso calor, com temperaturas que fazem os termômetros dispararem durante a última semana de setembro. Na capital de Mato Grosso, Cuiabá, a previsão é de que os termômetros continuem atingindo a marca de 43ºC nesta terça-feira (26).

CONFIRA A LISTA:

  1. São Romão (MG): 43,0°C
  2. Porto Murtinho (MS): 42,8°C
  3. Oeiras (PI): 42,4°C
  4. Três Lagoas (MS): 42,0°C
  5. Picos (PI): 41,6°C
  6. Nova Porteirinha-Janaúba (MG): 41,6°C

Segundo apontado pelos meteorologistas, é frequente que ocorram períodos mais quentes no final do inverno, porém, a atual onda de calor intensa é resultado da conjunção da influência do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com os efeitos das mudanças climáticas globais.

BAIXA UMIDADE

A Secretária Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) informou que  208 municípios estão em alerta amarelo, perigo potencial de baixa umidade, e 114 em alerta laranja, perigo. As áreas afetadas possuem maior risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

Regiões afetadas pelo perigo potencial: Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense e  Norte Piauiense; Perigo: Sudeste Piauiense e Sudoeste Piauiense. Diante da situação, o instituto informou as instruções para a população seguir: beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

“A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) vem por meio deste informar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e interessados, que  às 10h da manhã foi emitido alerta amarelo (Perigo potencial de baixa umidade) e laranja (Perigo) para o estado do Piauí, com início previsto para às 11h”, disse boletim. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES