Círculo colorido se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses

Chamado de halo solar, esse fenômeno surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera) e indica a chegada de precipitações. Saiba mais!

Arco-íris se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses | Pedro Silva/Wellington Benário/Ari Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores de várias cidades piauienses presenciaram, na manhã desta quarta-feira (20), um fenômeno meteorológico bem diferente e cheio de cores no céu. Um arco-íris se formou ao redor do sol, criando um anel multicolorido. Além da capital Teresina, o fenômeno foi observado pelo menos nas cidades de Altos, Demerval Lobão e Campo Maior.

Em entrevista para o "Banca de Sapateiro", apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa disse que o círculo luminoso "primo" do arco-íris tem um nome: halo solar.

Arco-íris se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses (Foto: Wellington Benário)

Werton explicou que o halo surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera). "É um fenômeno muito semelhante ao arco-íris. A única diferença é que a luz solar no arco-íris é fracionada por minúsculas gotas d'água que atuam como um gigantesco prisma, fragmentando a luz e revelando segredos por trás da luz branca, que são as cores ou os espectros do arco-íris. No caso do halo, você não tem um arco; você tem a estrutura circular formada, e ela não é formada por água líquida em suspensão, ela é formada por cristais de gelo", falou.

Para aparecer, o halo necessita de um tipo bem específico de nuvem: a cirrus, que contém os minúsculos cristais de gelo. "Esses cristais de gelo estão no ponto mais alto do céu onde é possível encontrar água, e eles formam uma nuvem muito especial, uma nuvem delicada, uma nuvem fibrosa chamada de cirrus", disse o meteorologista.

Ele complementou que quando há grande concentração de cirrus, o suficiente para a luz atravessar e formar esse anel de cores, podemos encarar o fenômeno como um bom indicador para o transporte de umidade, ou seja, transporte de água na parte mais alta do céu. 

 Arco-íris se forma em volta do sol (Foto: Jacilene Denise)

"É um indicador de que o tempo pode mudar, e a qualquer momento podemos ser surpreendidos por uma garoa ou por uma chuvinha. Nessas condições, ela certamente será muito bem-vinda", comentou o climatologista.

Na terça-feira (19), o Piauí foi agraciado com chuvas em algumas cidades do Médio Parnaíba, como os municípios de Angical, que registrou uma precipitação fraca, Vale do Longá e Esperantina. "O halo está de acordo com essas tendências anunciadas. São chuvas pontuais, estando dentro do período do El Niño, o que prejudica muito as condições da temporada chuvosa", declarou o climatologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES