Cirurgias ortopédicas crescem 62% no HUT em 11 anos

O HUT é considerado referência ortopédica do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado

Hospital de Urgência de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre janeiro a outubro de 2023, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 8.037 cirurgias ortopédicas. Em 11 anos esse número aumentou 62% em comparação ao mesmo período de 2011, quando foram feitos 4.925 procedimentos na ortopedia.  O HUT é considerado referência ortopédica do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. 

O diretor geral Ítalo Costa, destacou a vocação do hospital em atender traumas e procedimentos de urgência e emergência. “Não tem outro hospital no estado que tem a multiplicidade de especialidades de plantão presencial que nós temos. Então, quando o paciente é admitido no HUT segue uma jornada com todo o aparato necessário para o atendimento ao politraumatizado, cumprindo e fortalecendo sua missão”, pontuou. 

Segundo o médico ortopedista Caio Vaz, esse aumento está ligado ao aumento no número de acidentes de trânsito e, sua grande maioria, diz respeito aos acidentes motociclísticos. ''Houve também um crescimento da gravidade das lesões devido à energia do trauma, como fraturas múltiplas e pacientes politraumatizados, entre as cirurgias mais realizadas no HUT estão os politraumas, tratamento de lesões extensas com perda de substâncias e fraturas de ossos do antebraço'', afirmou.

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com 375 leitos, atua alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES