CMTP é transformada em Companhia Ferroviária e linhas devem ser ampliadas

A empresa agora tem competência para executar obras de infraestrutura logística em todo o estado

CMTP é transformada em Companhia Ferroviária e linhas devem ser ampliadas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 8024, de 12 de abril de 2023, que transforma a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) em Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí. Compete à nova empresa pública implementar, operar e explorar o serviço de trens urbanos em Teresina e nos municípios adjacentes.

Cabe ainda à Companhia Ferroviária do Piauí administrar o Metrô de Teresina; construir ferrovias, operar e explorar o tráfego ferroviário próprio ou de terceiros; construir e operar terminais de transbordo e portuários próprios ou de terceiros. A empresa também pode explorar as atividades de navegação em toda a bacia hidrográfica do estado do Piauí.

CMTP é transformada em Companhia Ferroviária e linhas devem ser ampliadas - Foto: Ascom

Essa medida do executivo para criação da companhia possibilita a celebração de convênios com a Transnordestina Logística S/A (TLSA) para utilização das linhas ociosas para o transporte de passageiros, bem como para promover as adaptações necessárias para o transporte de passageiros à longa distância nos trechos Teresina – Parnaíba – Luís Correia/Atalaia, Teresina – São Luís e Teresina – Fortaleza; e elaborar estudos e projetos visando à melhoria do serviço de transportes coletivos sobre trilhos.

A iniciativa do Governo do Estado teve o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Administração Pública e Política Social, bem como do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

CMTP é transformada em Companhia Ferroviária e linhas devem ser ampliadas - Foto: Ascom

O relator da proposta na CCJ, deputado Francisco Limma (PT), disse que esse projeto vai permitir que a companhia tenha ampliada sua atuação, pois estava muito restrita a Teresina. Na mensagem enviada à Assembleia, o governador Rafael Fonteles (PT) explicou que a Companhia Ferroviária tem competência para executar obras de infraestrutura logística, “o que vai ao encontro do seu plano de governo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES