Codevasf instala 186 banheiros secos que dispensam o uso de energia elétrica e água

Até março, mais 47 unidades serão implantadas em Jacobina e São João do Piauí.

Oito municípios do PI recebem 186 banheiros secos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em quatro meses, a Codevasf instalou 186 módulos sanitários de desidratação em oito municípios do Piauí. Essa nova tecnologia está beneficiando famílias no semiárido, onde o estado enfrenta altos índices de falta de banheiros em residências, segundo dados recentes do IBGE. Conhecido como banheiro seco, esse sistema dispensa o uso de energia elétrica e água para remoção de dejetos em áreas sem saneamento. 

Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, foram instalados módulos em Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Santana do Piauí, São José e Sussuapara. Até março, mais 47 unidades serão implantadas em Jacobina e São João do Piauí.

Oito municípios do PI recebem 186 banheiros secos./Foto: Reprodução

A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, de acordo com a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias. O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, explica os benefícios do equipamento para as localidades beneficiadas. 

“No ano passado, assinamos o Termo de Responsabilidade com 10 prefeituras piauienses visando a instalação de 233 banheiros secos, processo que está em fase final. É uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto que necessita apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos. Estas pessoas, que antes não tinham banheiro em casa, não precisam mais descartar dejetos em locais inadequados. Higiene também é saúde e qualidade de vida”, ressalta Marcelo Caastro. 

Oito municípios do PI recebem 186 banheiros secos./Foto: Reprodução

COMO IRÁ FUNCIONAR?

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueadas na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

Oito municípios do PI recebem 186 banheiros secos./Foto: Reprodução

Levantamento do IBGE

Novo recorte do Censo Demográfico 2022, os dados do IBGE apontam que cerca de 5% da população do estado não tem banheiro ou sanitário no domicílio, um total de 164 mil piauienses, o maior indicador do país. Porém, em 12 anos, segundo a estatística, houve um aumento considerável de moradores com acesso a melhores condições sanitárias no Piauí, já que em 2010, o número de habitantes sem o cômodo chegou a 652 mil. Acre, Maranhão e Roraima também estão na lista de federações que mais registram ausência de banheiro em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES