Colisões com postes da rede elétrica aumentam em mais de 70% no Piauí

Teresina continua sendo a cidade com o maior número de casos registrados, contabilizando 109 ocorrências em 2022, o que representa 16% do total.

Colisões com postes da rede elétrica aumentam em mais de 70% no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o mais recente levantamento da Equatorial Piauí, foram registradas 681 ocorrências de colisões de veículos com postes da rede elétrica em 2022, resultando na interrupção do fornecimento de energia. Esse número representa um aumento significativo de 71% em relação ao ano anterior, com um total de 398 casos registrados em 2021. Apenas nos primeiros quatro meses de 2023, já foram contabilizados 243 abalroamentos.

Teresina continua sendo a cidade com o maior número de casos registrados, contabilizando 109 ocorrências em 2022, o que representa 16% do total. O ranking é completado por Parnaíba, com 24 casos, União com 22, São Pedro do Piauí com 17 e Luís Correia com 16. Já em 2023, a capital mantém a liderança, registrando 43 casos até o momento.

As colisões de veículos com postes causam danos à estrutura da rede elétrica, resultando em interrupções no fornecimento de energia. Conforme apontado pelo levantamento da concessionária, um total de 508.890 clientes ficaram sem energia devido a essas colisões em 2022. Esse número representa um aumento de quase 30% em relação a 2021, quando foram registradas 391.640 unidades interrompidas. Até abril deste ano, esses incidentes já afetaram o fornecimento de energia para mais de 143 mil clientes.

Os acidentes envolvendo colisões com postes da rede elétrica têm impactos financeiros. No ano de 2022, a Equatorial Piauí investiu mais de R$ 4,8 milhões na recuperação dos postes e outros componentes danificados. Já em 2023, esse valor ultrapassou os R$ 1,4 milhões. “O volume crescente de ocorrências relacionadas à colisão com postes da rede elétrica, cria uma demanda financeira que poderia ser destinada para outras melhorias na rede elétrica, beneficiando a qualidade do serviço para a população”, diz Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.

A Equatorial Piauí enfatiza a importância da população evitar se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos, bem como de não tocar em pessoas ou objetos em contato com a rede elétrica. Em situações que envolvam a rede elétrica, é recomendado que as pessoas entrem em contato imediatamente com a Central de Atendimento, por meio do número 0800 086 0800.

Em situações em que a vítima se encontra dentro do veículo e um cabo de energia cai sobre o automóvel, é recomendado que a pessoa permaneça dentro do veículo e evite tocar nas partes metálicas. A orientação é acionar imediatamente a Equatorial Piauí e o Corpo de Bombeiros para que possam realizar as devidas providências.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES