Com investimento de R$ 47 milhões ECO PIAUÍ terá compromisso com a natureza

O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí.

Governador Rafael Fonteles no lançamento do Eco Piauí | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles lançou o ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões.

Entre as ações do programa destacam-se políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio do castramóvel e educação ambiental nos órgãos do Governo.

O “Piauí no clima" vai dialogar sobre as mudanças climáticas. O “Bio Piauí” vai trabalhar a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora.  O “Hidro Piauí” terá o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado. Por fim, o “Sustenta Piauí" vai avançar numa agenda da administração pública, tratando com todos os órgãos dos mais diversos poderes e instituições.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles e outras autoridades vistoriaram, nos jardins do Karnak, os 11 veículos Piauí Pet Castramóvel e os 14 drones adquiridos com investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“O meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. Destaco a nossa política de reflorestamento, que tem uma meta ousada de plantar 1 milhão de árvores por ano de cada um dos quatro anos da nossa gestão”, disse o governador.

Rafael também falou que a fiscalização será reforçada com os drones, como forma de combater os desmatamento ilegal e incêndios. 

“Isso foi um assunto muito debatido no nosso programa de governo. Tivemos oportunidade de fazer um programa de governo com conhecimento de causa e participação de especialistas e da população”, frisou o gestor.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou que o Piauí Pet Castramóvel também fazia parte do compromisso de campanha da atual gestão. 

“Estamos cumprindo esse compromisso de um segmento que precisa realmente de uma atenção com relação à proteção e direito dos animais”, disse o secretário.

Governador Rafael Fonteles no lançamento do Eco Piauí (Foto: Gabriel Paulino)

O castramóvel irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais, sejam domésticos ou em situação de rua. Os profissionais vão realizar, de forma gratuita e itinerante, a castração dos pets cujos anos sejam considerados de baixa renda e estejam inscritos em algum programa social.

O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONGs voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Este ano, as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira.

Entrega de Medalha do Mérito Ambiental

No evento, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entregou a Medalha do Mérito Ambiental, como forma de reconhecimento de relevantes serviços prestados a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Foram homenageados: 

Águas de Teresina, representada pelo presidente Jacy do Prado - Homenageada pelos projetos de sustentabilidade ambiental, destinação adequada dos recursos hídricos na cidade de Teresina (envolvendo saneamento básico) e pelo projeto da tarifa social para mais de 15 mil consumidores de baixa renda;

Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), representada pela fundadora e diretora-financeira Francisca Isabel de Moura - Homenageada pelo trabalho que faz em favor dos animais abandonados e para a proteção dos animais domésticos.

Dr. Hélio – deputado estadual- Homenageado por ser um entusiasta da causa animal, fazendo trabalhos voluntários de castração social na cidade de Parnaíba e todo o litoral piauiense.

Áurea Emília Bezerra Madruga - promotora de Justiça do Piauí e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP Piauí. Homenageada por coordenar o projeto Zero Lixões do M e entusiasta da destinação adequada dos resíduos sólidos do estado.

Thanandra Stefani – vereadora de Teresina.Homenageada pelo trabalho de proteção animal e entusiasta da causa animal, fazendo um trabalho de importante relevância em favor de animais abandonados

Governador Rafael Fonteles no lançamento do Eco Piauí (Foto: Gabriel Paulino)

José Renato Araújo Nogueira – auditor fiscal ambiental, servidor da Semarh, completando nesta terça-feira (6) 16 anos de serviço. Está sendo homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Piauí, através das ações de fiscalização e preservação ambiental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES