Com mais de 103 mil, TJ-PI bate novo recorde de baixas processuais

Foi um aumento de 27% em comparação com o mesmo período de 2022, que contabilizou 80.057

Tribuna de Justiça registra recorde em baixas processuais | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) bateu novo recorde de baixas processuais. No mês de maio, o TJ-PI alcançou mais de 103 mil baixas, um aumento de cerca de 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram baixados um total de 80.057 processos. Em 100 dias, a meta era 66 mil. No entanto, entre o período de 9 de janeiro a 18 de abril, foram baixados 4.879 processos na turma recursal, 17.610 no Segundo Grau, 56.872 no Primeiro Grau e nos juizados, foram baixados um total de 23.728 processos, somando total de 103.089 processos baixados.

Este resultado indica o total de processos baixados desde 1º de janeiro de 2023 aferido com base nas fórmulas e glossários constantes nos anexos da Resolução do CNJ nº 76/2009, considera-se a soma dos processos de conhecimento e de execução. 

A Secretária de Gestão Estratégica, Lara Larissa pondera que “esse novo recorde é resultado do trabalho árduo e direcionado de nossos magistrados,  servidores  e colaboradores que primam pelo alcance da  missão institucional de ‘assegurar a Justiça e a pacificação social’, visando ‘ser reconhecida pela sociedade como uma instituição que realiza a Justiça de forma efetiva”.

No início deste ano, a Secretaria de Gestão Estratégica (Seres) do Tribunal de Justiça anunciou  conjunto de 11 metas que devem ser alcançadas ao longo de 2023. Essas metas têm como objetivo principal promover a agilidade e eficiência na resolução de processos, além de priorizar questões específicas, como a conciliação, crimes contra a Administração Pública, violência doméstica, inovação e proteção ambiental.

De acordo com as metas e estatísticas da Secretaria de Gestão Estratégica (Seres) a primeira meta estabelecida é a de julgar mais processos do que os distribuídos em todos os segmentos. O Tribunal visa superar a quantidade de processos de conhecimento julgados no ano corrente, excluindo aqueles suspensos e sobrestados. Outra meta importante é o julgamento de processos mais antigos. O Tribunal se comprometeu a julgar pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2019 no 1º grau, 90% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2020 no 2º grau, e 90% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2020 nos Juizados Especiais e Turmas Recursais.

Além disso, a meta de estimular a conciliação busca aumentar o índice de conciliação em 1 ponto percentual em relação a 2022, estabelecendo uma cláusula de barreira de 15% de Índice de Conciliação. A quarta meta prioriza o julgamento dos processos relacionados a crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais. O objetivo é julgar 65% das ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a esses crimes, distribuídas até 31 de dezembro de 2019, com destaque para casos de corrupção ativa e passiva, peculato e concussão.

Reduzir a taxa de congestionamento é outra meta importante, exceto para execuções fiscais. O Tribunal busca reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento líquida de processos de conhecimento em relação a 2022, estabelecendo uma cláusula de barreira de 56%. O Tribunal de Justiça também se comprometeu a priorizar o julgamento dos casos de feminicídio e violência doméstica contra as mulheres. A meta é identificar e julgar até 31 de dezembro de 2023, 50% dos casos de feminicídio e 60% dos casos de violência doméstica e familiar distribuídos até 31 de dezembro de 2021.

Estimular a inovação no Poder Judiciário também está entre as metas estabelecidas para 2023. O Tribunal planeja implantar, neste ano, um projeto de inovação proveniente do laboratório de inovação, com foco na avaliação dos benefícios para a sociedade e relacionado à Agenda 2030.

As ações ambientais também estão no radar do Tribunal de Justiça. A meta é identificar e julgar até 31 de dezembro de 2023, 30% dos processos relacionados às ações ambientais. Por último, na área da infância e juventude, identificar e julgar até 31 de dezembro, no 1º grau, 80% e no 2º grau, 95% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31 de dezembro de 2021 nas respectivas instâncias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES