Comissão aprova proibição de uso de cigarros eletrônicos em locais públicos

Amplia a proibição para incluir não apenas os cigarros eletrônicos, mas também cigarros, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos

Comissão aprova proibição de uso de cigarros eletrônicos em locais públicos | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na reunião realizada nesta terça-feira (11) pela Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza (CDCMA) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 38/23 (PLO), apresentado pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). O projeto tem como objetivo proibir o uso de cigarros eletrônicos em espaços públicos.

No relatório elaborado pelo deputado Ziza Carvalho (MDB), foi mencionado que a proposta em questão está em conformidade com as legislações mais recentes de proteção ao consumidor. O deputado Gessivaldo Isaías, autor do projeto, amplia a proibição para incluir não apenas os cigarros eletrônicos, mas também cigarros, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos. 

Do mesmo parlamentar e também relatado por Ziza Carvalho, foi aprovado o PLO 101/23. Ele obriga os restaurantes a disponibilizarem aos clientes a opção de cardápio impresso. O objetivo é que os estabelecimentos que migraram exclusivamente para o menu digital voltem a oferecer a versão impressa, caso haja a demanda dos consumidores. 

Durante a reunião da CDCMA, o deputado Ziza Carvalho apresentou seu relatório referente ao projeto 225/21, proposto pelo deputado licenciado Flávio Nogueira Júnior (PT). O objetivo do projeto é atualizar as exigências de segurança a serem adotadas pelos bancos. O relator ressaltou que o tema está pacificado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. 

RACISMO - Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Administração Pública e Política Social o PLO 115/23, que tem Gracinha Mão Santa (Progressistas) como autora. Ele obriga os eventos esportivos a divulgarem alertas sobre racismo e injúria racial para os seus frequentadores. Mensagens informativas devem ser veiculadas em telões ou alto-falantes.

CCJ - Ficou agendada uma nova reunião da CCJ para esta quarta-feira (12). A expectativa é que possam ser analisadas matérias que alteram a estrutura organizacional e de pessoal do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública. As instituições ficaram de encaminhar documentos sobre o impacto financeiro das mudanças.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES