Comunidade indígena lança cartilha sobre povos originários

A cartilha vai falar sobre os povos Tabajaras e Tamoios e será utilizada como livro paradidático em escolas municipais e estaduais

O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar. | Sasc
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizado na  manhã desta sexta-feira (05), o lançamento da cartilha da comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco, que aconteceu na aldeia Tabajara. A cartilha é uma realização da comunidade juntamente com a prefeitura da cidade. O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, da secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Assunção Aguiar.

O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar. Foto - Sasc

Assunção Aguiar aproveitou para ressaltar a importância da cartilha para os povos originários.

"Fomos prestigiar o evento, compreendendo que esta é uma iniciativa que vale a pena ser levada para outros municípios, para outras comunidades. Ela traz a história de todo o tronco velho da comunidade e, a partir dessa história, vai permitir que as crianças e jovens possam conhecer como a comunidade foi iniciada e qual a importância da história desse povo, dessa comunidade que teve toda uma luta para estar como ela está hoje", destaca a superintendente.

A cartilha vai falar sobre os povos Tabajaras e Tamoios, e funcionará também de paradidático em escolas municipais e estaduais. De acordo com o Cacique Henrique Manoel, líder da comunidade, o momento é de muita importância principalmente pela valorização da cultura indígena no Estado do Piauí.

"A cartilha é a materialidade escrita que manterá viva nossas tradições, memórias, história e oralidade do nosso povo que iremos deixar às gerações futuras e atuais de nossa existência", destaca o cacique.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES