Conheça 3 fatos sobre Teresina que talvez você não saiba

Até mesmo para alguns moradores há algumas curiosidades sobre a cidade que são desconhecidas.

Conheça 3 fatos sobre Teresina que talvez você não saiba | Reprodução SEDMEC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A capital piauiense foi fundada oficialmente em 16 de agosto de 1852 como Vila do Poti. Conforme a Prefeitura da cidade, ela foi a primeira capital brasileira planejada, ainda durante o reinado de D. Pedro II e teve seu nome mudado para Teresina como uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora desse processo. 

Com 171 anos, o município é conhecido pela famosa cajuína, o seu clima característico e o artesanato com oleiros que produzem peças decorativas, religiosas e funcionais de argila retirada do próprio leito. Porém, até mesmo para alguns moradores há algumas curiosidades sobre a cidade que são desconhecidas.  

Diante disto, o MeioNorte.com listou três fatos sobre Teresina poucos conhecidos: 

  1. Igrejas formam triângulo perfeito

No Centro da capital há uma coincidência matemática e geométrica: As Igrejas São Benedito, ao final da Avenida Frei Serafim, Nossa Senhora do Amparo, na R. Rui Barbosa, e a Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraíva, formam um triângulo perfeito. Elas estão distantes uma da outra a exatos 600 m, formando um triângulo equilátero.

Igrejas fomam triângulo./Foto: Reprodução 

  1. Única capital com uma Floresta Fóssil

Localizado na beira do Rio Poti, ao lado do Parque Potycabana, na zona Leste de Teresina, fica o Parque Floresta Fóssil, que conta com raro acervo paleontológico de aproximadamente 200 milhões de anos, sendo o único no mundo dentro de área urbana com troncos em posição “de vida ou crescimento.” 

Parque Floresta Fóssil./FOTO: Danilo Viana

Conforme a PMT, além da grande ocorrência e distribuição dos fósseis em ambas as margens do Poti, é a rara posição vertical em que muitos deles se encontram que faz o sítio paleontológico ainda mais especial. Atualmente o local, passa por obras com o objetivo de intensificar mais o turismo na região.

  1. Mapa que se assemelha a um jogo de xadrez

O Centro de Teresina possui seus quarteirões bem delimitados em formato de tabuleiro de xadrez por ter sido Teresina a primeira capital planejada do país, o que facilita a locomoção. A cidade possui 1.392 km² de extensão e cerca de 866 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES