Conheça seis pratos típicos do Piauí para você se deliciar

Após internautas cearenses “roubarem” pratos típicos do Piauí em trend no twitter, vamos acabar com as duvidas e apresentar a rica culinária do nosso Estado

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas últimas semanas uma “trend” viralizou no twitter, a nova moda consistia em mostrar pratos típicos do seu estado para demonstrar que o local era rico em gastronomia. Em uma das postagens,  um internauta do Ceará  usou receitas piauienses como “creme de galinha" e até a nossa “bomba" na sua publicação. Para acabar com as dúvidas vamos apresentar 6 pratos típicos do Piauí para você conhecer a rica culinária do estado.

Confira a lista!

1 - Bomba

Essa é impossível de “roubar”, a receita foi criada em uma lanchonete de Teresina. A responsável pela iguaria, a dona Marlene Ferreira, disse que a receita surgiu a partir de uma ideia da própria ao juntar um resto de massa como presunto. O nome foi dado por estudantes que sempre frequentavam o local, e pelo formato foi apelidado de bomba. O salgado se tornou uma das maiores criações da culinária nordestina, hoje em dia é impossível não encontrar uma pelas lanchonetes da capital.

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução

2 - Creme de galinha

A história principal por trás dessa receita é que ela seria na verdade uma adaptação do baiano vatapá. Por conta de Teresina ser longe do litoral houve a troca do clássico camarão por frango. A receita tomou proporções tão grandes que em 2014 o piauiense Lucas Muller ganhou um concurso nacional com o prato.

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução

3 - Carne de sol

Muitos confundem a nossa carne de sol com a carne seca do Pernambuco. A verdade é que não são a mesma coisa. Diferente do charque, a nossa receita não é tão salgada e “seca”, além de ter um modo de secagem diferente. A carne de sol do Piauí é considerada a melhor do Brasil. O prato que é consumido acompanhado com cebola ou macaxeira já foi até destaque em uma reportagem da revista Veja em 2017.

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução

4 - Paçoca

Com origem no período de exploração do Piauí, o prato é ainda hoje quase igual ao original, que consistia em uma farofa feita com carne ou peixe socados com farinha de mandioca. A palavra “paçoca” deriva do Tupi “pa’soka”, que significa esmigalhar, pilar no pilão. A receita era consumida durante as expedições muitos longas, eram usados ingredientes resistentes e de grande valor nutritivo, como a farinha de mandioca e a carne de sol desfiada. Hoje a iguaria é consumida na maioria das vezes com creme de galinha dando ainda mais sabor ao prato.

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução

5 - Maria Isabel

A origem do prato é contada pelo escritor piauiense Enéas Barros no livro “O Escravo e o Senhor da Parnahiba”. Na obra o autor conta que a receita de "marisabel" leva o nome da esposa de Simplício da Silva que era um rico fazendeiro e comerciante do litoral do estado. O prato sofre algumas variações como a troca pela carne de frango ou de capote conhecido nas demais regiões do país como “galinha da Angola”. 

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução

6 - Cajuína e doce de caju

Claro que não podemos deixar de colocar nessa lista algumas guloseimas e bebidas que podem até não ser exatamente pratos, porém são típicos e fazem a alegria de qualquer piauiense. O Piauí é um dos maiores produtores de caju no Brasil. A cajuína já foi até verso de  Caetano Veloso: “...E éramos olharmo-nos intacta retina, a cajuína cristalina em Teresina”. Piauiense tem moral.

Conheça 6 pratos típicos do Piauí para você se deliciar / Foto - Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES