Corpo do delegado Menandro Pedro é sepultado na cidade de Caucaia no CE

Menandro participava do Circuito Nordeste de Corridas, realizado pela TV Band, quando sentiu fortes dores no peito e desmaiou.

Delegado Menandro Pedro | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo do delegado e ex-secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Menandro Pedro, foi sepultado no final da manhã desta segunda-feira (10), no Cemitério Recanto da Saudade, em Caucaia, no Ceará. O sepultamento ocorreu por volta das 10h20min.

Menandro participava do Circuito Nordeste de Corridas, realizado pela TV Band, quando sentiu fortes dores no peito e desmaiou. Uma equipe médica que acompanhava o evento, prestou os primeiros socorros com massagem de reanimação, mas o delegado não resistiu às paradas cardíacas e morreu no local. Ele estava acompanhado da esposa e de uma filha.

Com 35 anos de serviço prestado para garantir a segurança das famílias piauienses, Menandro ingressou na Polícia Civil do Piauí em 1988, passando por vários cargos, chegando a ser Secretário de Segurança do Piauí, no ano de 2004.

O delegado morreu aos 67 anos, deixando um legado de amor e dedicação ao Estado ao qual ele “deu o sangue”. Ele também teve uma carreira de sucesso, construída com sua humildade e conduta ilibada.

Atualmente o Menandro Pedro Lopes da Luz, era delegado titular 7º  Distrito Policial de Teresina, sendo natural de Fortaleza (CE) e deixa três filhos. O delegado era formado em Direito pela Universidade do Ceará.

NOTORIEDADE 

No ano de 2014, quando comandou o extinto Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Menandro Pedro conseguiu um dos maiores feitos da carreira, efetuando a prisão de Wenderson Soares Andrade, que era procurado há mais de 12 anos, acusado de comandar o maior grupo de extermínio do estado de Goiás.

Já no ano de 2017, comandado o Departamento de Prevenção e Repressão ao Entorpecente (DEPRE - agora - DENARC), Menandro Pedro ganhou destaque nacional ao prender um pixador identificado como Samuel Ali Silva Haroon, apelidado de “Palestino”. Na época, a justiça do Piauí decretou a prisão de Palestimo por pichações com incentivo ao uso de drogas.

BIOGRAFIA

Menandro Pedro tinha mais de 35 anos de dedicação a segurança do Piauí, onde realizou trabalhos por quatro anos na Comissão Investigadora do Crime Organizado no Piauí,  foi Subsecretário de Segurança de 2001 a 2002, no Governo Mão Santa, foi delegado titular em praticamente todas as delegacias de Teresina. Além de ter sido Subsecretário de Segurança no primeiro governo de Wellington Dias, Diretor de Gestão Interna e em 2004 foi Secretário de Segurança Pública do Piauí.

VIDA POLÍTICA

Com carreira de sucesso na polícia, Menandro Pedro tentou ingressar na política, mas não conseguiu se eleger ao cargo de deputado estadual do Piauí, nas eleições de de 2018, e também não logrou êxito na eleição de 2020, quando concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

CEARENSE, MAS PIAUIENSE DE CORAÇÃO

Natural do estado do Ceará, Menandro Pedro veio morar no Piauí em 1988, após ter passado para ser delegado da Polícia Civil, se tornando ao longo de sua história um cearense com alma e coração piauiense. No ano de 2014, o delegado recebeu o título de Cidadão Piauiense em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí. Na época, quem propôs a homenagem foi o então deputado Olavo Rebelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES