Corrente do Piauí registra o 3° maior volume de chuva do Brasil; veja o ranking

O município apresentou 97,8 mm, ficando atrás apenas de Barra, na Bahia, e Unaí, Minas Gerais.

Corrente do Piauí registra o 3° maior volume de chuva do Brasil; veja o ranking. | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sob alerta de perigo de chuvas intensas, Corrente, no Sul do Piauí, registrou o terceiro maior volume de água de todo o Brasil, até as 8h desta terça-feira (02). As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O município apresentou 97,8 mm, ficando atrás apenas de Barra, na Bahia, e Unaí, Minas Gerais. 

Além de Corrente, o alerta, que foi emitido hoje, atinge mais 171 cidades do Piauí, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e  ventos intensos 60-100 km/h. O aviso laranja segue até as 10h, desta quarta-feira (03). As regiões afetadas são: Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí.

Segundo o Inmet, nessas áreas há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet destaca que o início de 2024 na Região Nordeste será chuvoso, com a primeira quinzena de janeiro marcada por umidade e chuva em praticamente toda a região. 

Sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e outros, contribuirão para pancadas de chuva e rajadas de vento no Nordeste. Entre 1 e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará mais ao sul da climatologia, favorecendo volumes de chuva na porção mais norte da Região.

Confira os maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24h, até as 8h de hoje (2):

  1. 🌧️ Barra (BA): 122,8 mm
  2. 🌧️ Unaí (MG): 118,4 mm
  3. 🌧️ Corrente (PI): 97,8 mm
  4. 🌧️ Cristalina (GO): 89,2 mm 
  5. 🌧️ Santa Fé do Araguaia (TO): 86,8 mm*
  6. 🌧️ Paranoá (DF): 83,0 mm
  7. 🌧️ Ponta Porã (MS): 82,0 mm

*O dado de Santa Fé do Araguaia (TO) foi registrado até as 7h.

El Niño vai provocar calor intenso e seca em parte do Brasil; saiba qual região

Segundo os meteorologistas, janeiro será influenciado pelo ápice do El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. A previsão é de calor intenso e chuvas, prometendo um verão mais quente do que o experimentado em 2023.

Em resumo

Janeiro será marcado por calor intenso, com temperaturas acima da média. Destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará, leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também devem registrar temperaturas acima da média.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES