Corso 2024 reúne centenas de foliões e é marcado pela criatividade das fantasias

Além das premiações aos carros, foliões fantasiados também poderão concorrer a grandes prêmios em dinheiro

Folião fantasiado de super-herói | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior corso do mundo levou uma verdadeira multidão para a Avenida Raul Lopes em mais uma edição do mega evento tradicional de Teresina. A festa que já foi destaque no livro dos records aconteceu neste sábado (03). Criatividade, alegria e irreverência foram pontos altos do público presente que caprichou nas fantasias. Isso porque além de brincar e pular Carnaval, os trajes também disputam premiação em dinheiro. Ao todo, 30 fantasias serão selecionadas para receberem um prêmio no valor de um mil reais cada.

Armando Barros, diretamente do bairro Alto Alegre, um dos vitoriosos do concurso na edição de 2023, mostrou que participa de verdade e com total disposição. Na edição deste ano, ele trouxe para a avenida um super-herói em homenagem ao filho, que tem o espectro autista.

Folião fantasiado de Adão Negro (Foto: Ravena Lages)

Folião fantasiado (Foto: Ravena Lages)

"Esse ano eu me inspirei naquele filme que foi lançado no ano passado, o Adão Negro. Eu sempre gosto de vir de herói, porque eu sempre venho pra homenagear o meu filho que é autista. Esse ano não pude trazer ele, mas coloquei até um adesivo da campanha para homenageá-lo", disse. 

Atualizado às 16h40

Não há desculpa para não curtir fantasiado, é o que afirma Clóvis Monturil, que juntou a família e preparou uma fantasia em conjunto de última hora com itens que tinha em casa para curtir a folia na avenida. O tema escolhido foi o mundo do personagem infantil Peter Pan.

Familía mergulha no mundo do Peter Pan (Foto: Ravena Lages

"Todos os anos eu participo. Ano passado a gente veio de família da Addams e esse ano de Peter Pan. A gente decidiu de última hora fazer essas fantasias, e acabou fazendo com as coisas que tinha em casa mesmo. A gente até incentiva as crianças a produzirem, porque assim a brincadeira começa já em casa e termina aqui no maior corso do mundo", contou.

Atualizado às 17h16

Quem também juntou a turma para curtir foi a Gabriela e o André Soares, que juntos dos filhos levaram a família Flintstones para a avenida. "A ideia era fugir de uma fantasia individual, e fazer algo para nós quatro e também lembrar do nosso tempo de criança. Essa é a primeira vez que a gente vem fantasiado”, detalhou.

Família esbanja criatividade na primeira vez no Corso (Foto: Ravena Lages)

Atualizado às 17h28

A responsabilidade com a sustentabilidade também marcou presença. Para isso, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUHA) esteve entregando cartilhas em uma ação educativa sobre o descarte consciente de todo o lixo produzido durante a festa. 

De acordo com Mauro, coordenador do programa Lixo Zero, a ação se trata de uma campanha educativa para conscientização das pessoas. "Estamos com uma coleta específica tanto de metal, como de plástico, que são os materiais que mais vão ser usados. Também temos carrinhos de coleta espalhados por todo o percurso do corso".

Programa Lixo Zero na avenida (Foto: Ravena Lages)

Confira as atrações musicais que farão a alegria dos foliões após os desfiles

A programação musical vai reunir o melhor do ritmos de carnaval, garantindo uma experiência única para cada folião. São três palcos diferentes, espalhados pelo corredor da folia, além de um trio elétrico com Ricardo Chaves e Banda. 

  • Palco Manoel Messias (Samba): 16h - DJ Kell; 17h - Samba no Coreto; 18h30 - Grupo Pagodiê; 20h - Carta Branca.
  • Palco Robinho Lustosa (Axé): 16h - DJ Joy & Fire; 17h - Bloco do Ferd; 18h30 - Leide Santos & Banda; 20h - Sandro Araújo & Banda.
  • Palco Francisco Magalhães (Frevo e Marchinhas): 16h - DJ Marceleleco; 17h - Frevo Quente; 18h30 - Banda Mocinha; 20h - Damásio Net e Banda.

Quem também caiu na folia foi o vereador de Teresina, Deolindo Moura (PT). Para ele, o corso é o Carnaval da família. "O corso é uma das maiores festas de Teresina. Tem uma importância cultural e econômica. A gente vê as pessoas aqui vendendo, comprando e se divertindo. É uma festa popular que caiu no gosto da população", destacou.

Ao centro da foto Deolindo Moura (PT)- (Foto: Ravena Lages)

Atualizado às 17h58

Além de uma super estrutura de segurança, os foliões também estavam protegidos com a presença da Liga da Justiça. Nayra, que veio para a avenida de mulher maravilha, conta que essa é a primeira vez que se fantasia para participar do corso. Segundo ela, os amigos se juntaram e cada um escolheu o herói com quem mais se identificava.

Liga da Justiça na avenida (Foto: Ravena Lages)

"A gente é amigo já de muito tempo. Particularmente cada um escolheu a fantasia que mais se encaixava nas características como cabelo, tom de pele, essas coisas. Todo ano eu participava mas sem muita produção. Esse ano eu consegui vim com uma fantasia mais elaborada", disse.

O MeioNorte.com preparou muitas fotos para você, confira.

Teve também quem aproveitou o corso para fazer uma crítica social. Esse foi o caso da Albertina, que decidiu levar um protesto contra o racismo para a avenida. De acordo com ela, a motivação para a fantasia foi o preconceito que seus netos ainda sofrem na escola. Ela diz querer homenageá-los e mostrar que não estão sozinhos nessa luta.

Albertina (Foto: Ravena Lages)

"Tenho alguns netos que são negros e, infelizmente, eles ainda sofrem muito preconceito. Eu acho que tá na hora de acabar. Nós merecemos respeito", disse.

Atualizado às 19h02

Estiveram presentes para prestigiar o Corso 2024, os vereadores Teresinha Medeiros, Markim Costa e a primeira-dama Samara Conceição. Ela destaca que o evento é importante para a economia e cultura da capital.

Primeira-dama Samara Conceição (Foto: Ravena Lages)

“O corso já é tradicional, é importantíssimo para a cultura local, para a família, é cultura e lazer. A gente ver a importância na parte econômica na capital, onde todos os barraqueiros nenhum pagou para estar aqui, todos estão livres vendendo sua bebida, fazendo sua renda. O corso é sinônimo de alegria, diversão, de cultura, é um evento com total segurança. É muito bonito ver crianças, famílias aqui comemorando, está tudo especial", destacou a primeira-dama.

Atualizado às 20h20

Além de fantasias, não poderia faltar a presença dos tradicionais caminhões no maior corso do mundo. O primeiro a desfilar foi o caminhão da acessibilidade, evidenciando a luta contra o capacitismo. O caminhão estava com a presença de idosos e pessoas portadoras de deficiências.

Caminhão da acessibilidade (Foto: Ravena Lages)

O segundo caminhão trouxe em destaque a "eterna rainha do Carnaval", Dona Teresa do Itapiru, que esteve à frente do caminhão durante todo o percurso junto de seus familiares.

Caminhão eterna rainha do Carnaval (Foto: Ravena Lages)

O "Revoada" foi o terceiro na avenida Raul Lopes e levava consigo um paredão de som e vários jovens com coreografias ensaiadas.

Caminhão Revoada (Foto: Ravena Lages)

Em seguida foi a vez do caminhão "Os sucateados", que levaram um caminhão cegonha com sucatas de carros e fizeram a alegria da galera.

Caminhão "Os Sucateados" (Foto: Ravena Lages)Ricardo Chaves e banda, sucesso total nos carnavais de Tersina, fecharam a programação de atrações com chave de ouro e conduziram uma verdadeira onda de foliões que lotou a avenida Raul Lopes com sucessos diversos e muita animação.

Trio do Cantor Ricardo Chaves (Foto: Ravena Lages)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES