Criança de apenas 11 anos é apreendida com arma municiada dentro de escola

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina. | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um menino de apenas 11 anos foi apreendido pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (14), com uma arma de fogo, calibre 38, dentro da Unidade Escolar Santa Inês, localizada no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, capital do Piauí. 

A criança e o revólver, que estava municiado, foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis. A escola fica localizada do lado do 8° Distrito Policial. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, foi deslocada à escola para oferecer suporte aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Veja a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que está acompanhando juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Por parte da Seduc, uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, foi deslocada à escola para oferecer suporte aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

A Seduc informa, ainda, que o Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, coordenado por ambas as Secretarias, desenvolveu um Plano de Ação, já em execução, envolvendo diversas medidas emergenciais de cunho repressivo e protetivo, e também ações educativas, pedagógicas e estruturantes, dentre elas a convocação de novos psicólogos e assistentes sociais; nova capacitação dos agentes de portaria e contratação de novos profissionais; aquisição de sistema de vigilância eletrônica para escolas;  intensificação da atuação das equipes multiprofissionais e fortalecimento das ações educativas nas escolas.

A Seduc reitera que está vigilante e empenhada para promover a segurança e a cultura da paz nas escolas, agindo sempre de forma prudente e responsável.

Ocorrências de ameaças em escolas

Os números levantados pelo Departamento de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, até o final da manhã desta sexta-feira(14), sobre as ocorrências de ameaças a escolas no Piauí, contabilizam 12 casos, sendo 04 (quatro) no interior e 08 (oito) na capital. 

Seis adolescentes foram apreendidos, com idades entre 12 e 15 anos e são das cidades de Bom Princípio, Picos, Teresina, Matias Olímpio e Buriti dos Lopes. A SSP destacou que as forças policiais fazem a análise de qualquer denúncia ou ameaça que circule nas redes sociais. 

SSP divulga número de ocorrências envolvendo escolas (Foto: Victor Melo/ Meio Norte)

Polícia Militar reforça policiamento preventivo 

A Companhia Independente de Pelotão Escolar (Cipe), da Polícia Militar do Piauí, reforçou durante toda a semana o policiamento preventivo em escolas de todo o estado, promovendo a sensação de segurança e tranquilidade para os estudantes, pais e sociedade, diante da circulação de notícias falsas de possíveis ataques nas unidades de ensino. 

De acordo com o capitão Antônio Carmos, comandante da CIPE, foram cinco dias intensos de trabalhos no monitoramento das escolas e junto aos gestores, com orientação acerca de protocolos internos e dicas de segurança. Além da Polícia Militar, demais órgãos de rede protetiva, como a Secretaria de Educação, Polícia Civil, Ministério Público e entre outros, estiveram envolvidos nas ações de planejamento. 

Polícia Militar reforçou o policiamento preventivo em todo o estado do Piauí (Foto: Reprodução/ PM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES