Decisão do TJ invalida lei que estabelece limite de idade para candidatos a delegado

O legislador pode fixar limite de idade para acessar cargo público, desde que a limitação seja compatível com o exercício das atribuições do cargo

Decisão do TJ invalida lei que estabelece limite de idade para candidatos a delegado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira, dia 18, o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) julgou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) relacionada à Lei Complementar Estadual nº 37/2004, que estabelece o limite de 45 anos de idade para o ingresso no cargo de delegado de Polícia Civil no estado. Os desembargadores decidiram de forma unânime pela inconstitucionalidade da matéria. A ação foi instaurada pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado. 

COMO VOTOU O RELATOR? O relator, desembargador Aderson Brito Nogueira, votou para julgar procedente o pedido formulado na ADI e declarar a inconstitucionalidade do inciso II, do § 1º, do artigo 26, da Lei Complementar Estadual nº 37/ 2004, com efeitos a partir da publicação da decisão. O voto do relator também foi pela “eficácia erga omnes e vinculantes”, ou seja, pela validade da decisão em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário do Estado do Piauí, bem como à administração pública estadual. 

DESEMBARGADOR ACOMPANHOU RELATOR: O desembargador José Wilson Araújo acompanhou o relator, mas por outro fundamento. Para o magistrado de segundo grau, a Lei Complementar nº 37 não estabeleceu a necessidade de atribuições que exigem maior vigor físico dos delegados, conforme estabelece a Súmula 683 do Supremo Tribunal Federal (STF). 

QUAL FOI A DECISÃO? Conforme a decisão do Pleno do TJ-PI, o legislador pode fixar limite de idade para acessar cargo público, desde que a limitação seja compatível com o exercício das atribuições do cargo.

“O limite de 45 anos de idade para ingresso no cargo de delegado de polícia se mostra desproporcional e irrazoável, sobretudo quando o candidato é aprovado em todas as etapas do concurso público, inclusive no rigoroso teste de aptidão física. Impedir que o cidadão, aprovado em todas as fases do concurso, seja nomeado unicamente em razão de ter idade superior a 45 anos fere o princípio da igualdade”, concluiu o desembargador-relator.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES