Defesa Civil do Piauí alerta para risco de leptospirose nesse período de chuva

A Defesa Civil, amparada no protocolo de proteção à vida, recomenda que as pessoas tenham muito cuidado com as áreas de alagamento

Defesa Civil do Piauí alerta para risco de leptospirose nesse período de chuva | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) adverte sobre o perigo de entrar em contato com água contaminada durante as enxurradas. Além dos danos causados pelas intensas chuvas e alagamentos, as águas das enchentes podem transmitir doenças, como a leptospirose. 

Conforme o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o acúmulo de água favorece não só o transporte de detritos, de objetos, mas também o transporte de patógenos e vetores transmissores de doenças. 

“A Defesa Civil, amparada no protocolo de proteção à vida, sempre recomenda que as pessoas tenham muito cuidado com as áreas de alagamento. É muito comum situações em que pessoas literalmente caminham em meio às águas. Ali nós temos um período potencial para a transmissão de algumas doenças muito conhecidas, principalmente à leptospirose, uma doença causada pela exposição a uma bactéria presente na urina de ratos infectados”, explica o diretor.

⚠️ IMPORTANTE SABER

- Em situações de alagamento, é crucial buscar abrigo seguro, como locais secos, altos e longe das águas.

- Isso se deve a diversos fatores, incluindo o risco de transmissão de doenças pela água, bem como o perigo de contato com áreas com circuitos elétricos, fios expostos, objetos arrastados pela água e obstáculos diversos.

- Manter um protocolo de segurança e autoproteção é fundamental durante eventos de alagamento.

- Além das doenças de veiculação hídrica, como a leptospirose, outras enfermidades, como dengue, zika, chikungunya e doenças alérgicas e infecciosas, são potencializadas durante o período chuvoso.

- O alerta enfatiza a importância de sair das áreas alagadas e buscar locais seguros para preservar a saúde.

 

📝 OUTRAS ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

- O Ministério da Saúde recomenda que a água para consumo humano seja filtrada e fervida antes de ser ingerida, pois essa simples ação elimina vírus, bactérias e parasitas. Além disso, é importante garantir que o recipiente usado para armazenar a água esteja bem limpo. Uma medida adicional é adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água. 

- Na preparação dos alimentos, é importante que sejam bem cozidos. Alimentos industrializados dentro do prazo de validade podem ser limpos com hipoclorito de sódio na mesma proporção recomendada para os alimentos. Frutas e verduras devem ficar em molho de água tratada por até 30 minutos, limpas com sabão, enxaguadas e desinfetadas com hipoclorito de sódio e água, antes de secar naturalmente. Vegetais folhosos que entraram em contato com água contaminada devem ser descartados. 

- Evite alimentos úmidos, mofados, murchos, com odor, cor ou aspecto anormais. Não consuma carne, frango, peixe, ovos, leite crus ou mal cozidos. Descarte alimentos refrigerados que permaneceram mais de duas horas fora da geladeira e evite alimentos em recipientes com tampas estufadas, abertos ou danificados. 

- Após as enchentes, ao iniciar a limpeza, é importante tomar precauções, como usar calça comprida, botas e luvas. Em caso de falta desses itens, é possível improvisar com sacos plásticos. Evite o contato direto com a água contaminada. Para limpar pisos e paredes após a remoção da lama, utilize água sanitária, na proporção de um copo para cada balde de 20 litros de água. 

- Evite a presença de ratos: mantenha alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e locais altos, fora do alcance dos ratos.

- Mantenha a cozinha limpa e sem resto de alimentos, retire sobras de alimentos ou ração de animais domésticos, antes de anoitecer.

- Evite o acúmulo de entulho e objetos sem uso para o quintal,

- Guarde lixo em sacos plásticos bem fechado e em locais altos,

- Em caso de enchente, aumenta o risco de surgimento de animais peçonhentos. As mais comuns em período de cheias são cobras/serpentes, aranhas e escorpiões. Nunca pegue nos animais, mesmo que pareçam mortos.

- Não colocar as mãos em frestas ou buracos. Use cabo de vassoura ou enxada.

- Se encontrar um animal peçonhento, acione a unidade de zoonose do município ou bombeiros.

- Bata bem colchões, lençóis, roupas e toalhas antes de utilizá-los, com muito cuidado.

- Em caso de picada, o atendimento médico deve ser procurado com urgência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES