Defesa Civil envia equipe para Massapê do Piauí após rompimento de barragem

As comunidades isoladas e sem acesso à energia elétrica devido à destruição postes pela força das águas

Defesa Civil envia equipe para Massapê do PI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe da Defesa Civil Estadual foi enviada nesta terça-feira (2) para Massapê do Piauí, município localizado a 376 km de Teresina, após o rompimento de uma barragem.

O QUE ACONTECEU: Segundo o prefeito do município, Rivaldo Carvalho, 45% da população da zona rural da cidade está isolada depois que a barragem de Ingazeira rompeu na tarde de segunda-feira (01). Não há registro de feridos.

Pelo menos quatro comunidades também estão sem acesso à energia elétrica devido à destruição postes pela força das águas. O prefeito disse que só vai ser possível contabilizar prejuízos e números de pessoas afetadas após a redução do nível da barragem.

"Enviamos uma equipe de resposta, composta por engenheiros e assistentes sociais, liderada pelo gerente de Resposta, Coronel Cleber, para o município atingido", declarou o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil, Werton Costa.

BARRAGEM ESTAVA VAZANDO HÁ DIAS: De acordo com o prefeito de Massapê do Piauí, a barragem, que foi contruída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já estava transbordando há dias. 

O gestor afirmou que foi feito um reparo e ampliação da estrutura após a detecção de riscos. No entanto, devido às fortes chuvas na região, principalmente nos municípios próximos, como Caridade do Piauí e Simões, os rios e riachos amanheceram com grande volume de água, contribuindo para o rompimento da barragem.

DECRETO DE CALAMIDADE: “Preparamos um decreto de calamidade pública em relação à situação que nosso município enfrentará, incluindo as estradas, os estragos e principalmente o rompimento. Já estávamos monitorando a barragem, fizemos um comunicado de alerta e divulgamos em todas as redes sociais para que as famílias tomassem conhecimento do possível rompimento dessa barragem”, afirmou Rivaldo Carvalho.

A Prefeitura de Massapê do Piauí usou as redes sociais para alertar sobre o aumento no volume da água nos rios Boa Esperança e Boa Vista. O aviso orienta a população a deixar as áreas suscetíveis à inundação.

Divulgação

CODEVASF SE PRONUNCIA: Responsável pela obra, a empresa declarou que mobilizou uma equipe para deslocamento até a região com o objetivo de auxiliar o município a avaliar a situação loca. "Em atenção ao registro de rompimento de uma barragem construída pela Codevasf em Massapê do Piauí (PI), na tarde desta segunda-feira (1º/4), informamos que a Companhia mobilizou equipe para deslocamento até a região com o objetivo de auxiliar o município a avaliar a situação local e as medidas mitigadoras que podem ser adotadas", diz o comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES