Defesa Civil faz alerta para cuidados durante chuvas intensas; veja quais

Já nos casos de alagamentos, inundações e enxurradas deve-se evitar o contato com as águas.

Defesa Civil faz alerta para cuidados durante chuvas intensas; veja quais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Gerenciamento de Riscos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) emitiu, nesta sexta-feira (16), um alerta de perigo “padrão laranja”, para chuvas intensas nas próximas 24 horas, abrangendo a faixa metropolitana da grande Teresina; parte do norte piauiense; centro-norte, Médio Parnaíba, Território dos Cocais e Carnaubais; região cerradeira e a faixa sertaneja dos municípios limítrofes com a Bahia, Ceará e Pernambuco.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o alerta indica chuvas intensas com diferentes níveis de intensidade.

 “ As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e concentração elevadas de descargas elétricas. Portanto, recomendamos máxima atenção em relação às áreas de riscos, tráfego em rodovias, condições de segurança dos veículos e cumprimento do protocolo de segurança em relação às descargas elétricas”, alerta Werton.

A Sedec orienta ainda que a população piauiense fique atenta aos cuidados no período de chuvas intensas, evitando ficar em áreas tradicionalmente consideradas áreas de risco, como: barragens, açudes, cachoeiras, rios e praias, de modo a evitar afogamentos e descargas elétricas.

Em caso de fortes chuvas,  é importante estar alerta quanto ao nível de água. Se estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro e não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo, a recomendação é permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Já nos casos de alagamentos, inundações e enxurradas deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados, bem como evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.

Para casos de deslizamentos de terra, a Defesa Civil alerta que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Após o fim das chuvas não se deve usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. É preciso ainda cuidado com a água que for beber (atenção ao odor e à mudança de cor), pois ela pode ter sido contaminada pela inundação, trazendo riscos à saúde. Não consumir alimentos atingidos pela água, pois podem estar contaminados. 

Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, ou de qualquer outro sintoma de doenças, deve-se procurar imediatamente um médico ou uma unidade de saúde. A Defesa Civil reforçou que, em casos de emergência, é importante seguir as orientações  do plano de contingência municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES