Delegacia tem atendimento especializado para vítimas de LGBTQIAPN+Fobia

A delegada Syglia Samuelle afirmou que os profissionais do espaço são orientados e treinados para dar o melhor atendimento às pessoas

Em 2022, foram registradas 125 ameaças contra vítimas LGBTQIAPN+ | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem atuado para combater a LGBTQIAPN+Fobia, por meio da Coordenação de Proteção dos Direitos da População LGBTQIAPN+ e da Delegacia de Defesa da Proteção de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em 2022 foram registradas, contra vítimas LGBTQIAPN+, 125 ameaças, 59 casos de injúria, 11 de perseguição (stalking), dois de importunação sexual e quatro mortes violentas intencionais.

Inaugurada em 2008, a Delegacia de Direitos Humanos, sediada em Teresina, oferece atendimento especializado para crimes contra pessoas LGBTQIAPN+, respondendo por investigar todas as denúncias contra discriminação que são feitas nas demais delegacias. Por ser específica para atender às vítimas desses crimes, a Delegacia de Direitos Humanos possui uma melhor resolutividade.

A delegada Syglia Samuelle, que está à frente da Delegacia de Direitos Humanos há um ano, diz que os profissionais do espaço são orientados e treinados para dar o melhor atendimento às pessoas. Ela destaca ainda que, cada vez mais, a população está consciente de seus direitos. “Sempre houve discriminação, mas hoje a comunidade LGBTQIAPN+ não aceita mais ofensas e, por isso, temos recebido bastante denúncias”, conta a titular da delegacia especializada.

A denúncia por crimes de homofobia pode ser feita em qualquer delegacia e na Central de Flagrantes, que é aberta 24 horas, inclusive feriados. No entanto, Syglia aconselha que as pessoas procurem diretamente a Delegacia de Direitos Humanos, pois agiliza todo o processo. “Quando o boletim de ocorrência é feito em outro distrito, o caso será encaminhado para nós. Então, se a vítima vier para cá, é mais rápido”, explica a delegada.

A Delegacia de Direitos Humanos funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e está localizada na Rua Governador Arthur de Vasconcelos, 971, bairro Porenquanto, zona norte de Teresina.

Syglia conta que a denúncia mais comum na delegacia é quando a pessoa deixa de ser atendida em algum lugar devido à sua orientação sexual ou identidade/expressão de gênero. “É importante que as vítimas denunciem sempre e busquem pelos seus direitos”, orienta a delegada.

A coordenadora de Proteção dos Direitos da População LGBTIQAPN+ da SSP, Leonna Osternes, informa que, para aumentar a humanização e acolhimento do público, a Secretaria da Segurança Pública vai iniciar, em julho, um trabalho de capacitação junto aos profissionais do órgão para atender melhor à comunidade. “Será uma capacitação feita de forma permanente e que vai abranger todos os profissionais, desde o agente de portaria até o escrivão”, afirma a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES