Dengue: 171 municípios do Piauí estão em situação satisfatória para infestação

De acordo com os dados, 38 municípios apresentaram situação de alerta e 3 municípios figuram na situação de risco

Dengue: 171 municípios do Piauí estão em situação satisfatória para infestação | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda edição da pesquisa LIRAa/LIA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) de 2023, conduzida no estado do Piauí, foi constatado que 171 municípios no estado alcançaram níveis satisfatórios em relação ao índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. A pesquisa avalia a presença de larvas desse mosquito em edificações, categorizando o índice de infestação em três níveis: satisfatório, situação de alerta e situação de risco.

Conforme os dados obtidos, 38 municípios encontravam-se em situação de alerta, enquanto 3 municípios estavam classificados como situação de risco. Além disso, 12 cidades piauienses não conseguiram fornecer os resultados do levantamento dentro do prazo estipulado. Entre os municípios em situação de risco de acordo com os resultados da pesquisa, destacam-se Morro Cabeça no Tempo, Itaueira e Alagoinha do Piauí.

“Nossas equipes já estão mantendo contato com os 03 municípios que apresentaram estado de risco e os 38 municípios em situação de alerta para analisarmos a situação e tomarmos as medidas e ações cabíveis para reverter essa situação”, explica o supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar.

Os resultados do levantamento permitem que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tenha um panorama real da situação de cada município do estado em relação ao risco de aumento de casos, permitindo a tomada de decisões e realização de medidas para enfrentar o mosquito vetor e sua proliferação em cada situação. 

Para apresentar um índice satisfatório, a cada 100 imóveis visitados pelas equipes da pesquisa, as larvas não devem ser identificadas em nenhum local, para uma situação de alerta a presença de larvas considerada é de 1 a 3,99 dos 100 locais analisados, enquanto que, em cidades onde a presença de larvas esteja em 4 imóveis ou mais o índice será considerado de risco.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES