Dengue: saiba como identificar os focos do mosquito em casa

Ele vem se adaptando e descobrindo novas formas de se reproduzir, até mesmo em água suja. O lixo descartado de maneira inadequada é um dos perigos potenciais

Dengue: saiba como identificar os focos do mosquito em casa | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Aedes aegypti utiliza de qualquer recipiente que possa acumular água parada para depositar seus ovos. Ele vem se adaptando e descobrindo novas formas de se reproduzir, até mesmo em água suja. O lixo descartado de maneira inadequada é um dos perigos potenciais.

Durante o especial da Rede Meio Norte sobre dengue, a equipe de reportagem conheceu a casa de Maria da Conceição. A dona de casa vê a sujeira se acumulando na porta de casa. Há 30 anos morando na Zona Norte de Teresina, no Piauí, ela diz ter medo que o local vire um criadouro para o mosquito e de novamente contrair a dengue.

“Não só dengue, outras doenças também. Todo mundo aqui tem medo. Pode chamar a vizinha e perguntar. A gente sempre limpa, eu limpo, mas os outros não limpam. Fica muito complicado”, disse.

Conscientização e Ação Coletiva

- Participação da população é essencial.

- Políticas públicas, como as do SUS, precisam de apoio conjunto.

- Ações coordenadas entre governo federal, estadual, municipal e sociedade.

Calendário de Monitoramento

Entre os profissionais que atuam diretamente nessa batalha estão os agentes de endemias. Em Teresina, a gerência de zoonoses elaborou um calendário para estimular que as pessoas monitorem seus lares, pelo menos uma vez por semana.

Rogério Andrade é agente de Endemias há 25 anos e realiza esse trabalho com contato direto com os moradores, fazendo o acompanhamento para evitar a proliferação do mosquito. Na casa de uma moradora ele destaca pontos importantes dos cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão da doença.

"Você está vendo aqui que a casa da dona Célia tem todo o cuidado que as plantas estão com adubo, que é fundamental. E que a gente também fura aqui uns buraquinhos para que a água não fique acumulada aqui, que são alguns possíveis criadouros. A gente também olha aqui que ela está tendo muito cuidado com a questão dos baldes são todos virados de cabeça para baixo e a gente recomenda isso. E se você tiver algum local que você acumular, coloca um local coberto para que não fique exposto e o lixos sempre no local correto”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES