Deputado Marcos Aurélio defende reforma no Código Penal Brasileiro

Ele argumenta que o Congresso Nacional tem sido muito garantista

Deputado Marcos Aurélio defende a necessidade de mudanças no Código Penal | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entrevistado pelo programa Crime e Castigo, da TV Jornal Meio Norte, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio defendeu a necessidade de mudanças no Código Penal e no Código Processual Penal, alegando que as leis estão ultrapassadas e que é preciso celeridade. Sampaio aponta a dificuldade do Congresso Nacional em aprovar mudanças que possam impor medo ao criminoso de ficar na cadeia.

Segundo o deputado, a lei brasileira é clara: não existe crime sem que haja uma lei que o estabeleça. Entretanto, ele argumenta que o Congresso Nacional tem sido muito garantista. "Todos os crimes previstos em lei devem ter uma rápida sanção punitiva, mas, muitas vezes, o excesso de garantismo acaba sendo contrário ao que a maioria da sociedade deseja. A situação atual tem contribuído para que as pessoas cometam crimes e voltem a cometer, pois muitos problemas processuais e legais dificultam a aplicação da lei", falou.

Deputado federal Marcos Aurélio Sampaio em entrevista para a TV jornal (Foto: Raissa Morais)

Para o deputado, é preciso mudar essa situação para que o processo tenha início, meio e fim de maneira ágil, respeitando o devido processo legal e a defesa, mas principalmente, respeitando as vítimas. "É válido rever que advogados utilizam recursos exagerados e as brechas legais para evitar a punição de seus clientes, o que acaba deixando os crimes prescritos", falou o deputado federal.

O Brasil teve pelo menos quatro códigos penais desde o período colonial até os dias de hoje, sendo o mais recente criado em 1940. Marcos Aurélio Sampaio analisa que alterações são urgentes e que o Ministério da Justiça e Segurança Pública está dialogando com o Congresso Nacional para uma possível mudança no Código Penal que pode modernizar a legislação e tornar mais eficiente o combate aos crimes.

Sampaio também falou sobre a crescente onda de roubos de celulares no estado do Piauí, especialmente em Teresina. No mês de abril, a Operação Interditados II, da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, desarticulou lojas que comercializam aparelhos celulares com restrição de furto, roubo e descaminho.

A investigação teve início após o roubo de 143 celulares registrado pela 7ª Delegacia de Polícia no dia 1º de fevereiro de 2023. O deputado aponta que esse tipo de crime é uma das formas mais fáceis de financiamento do tráfico de drogas. "O problema só existe porque há pessoas que roubam e pessoas que compram.  Celulares são considerados dinheiro vivo para criminosos e é preciso discutir medidas que possam barrar essas ações", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES