Detentos e reeducandos poderão ter qualificação profissional no IFPI

O objetivo é desenvolver um programa voltado para qualificação profissional, possibilitando a esse público uma melhor inserção no mercado de trabalho, contribuindo para a redução dos índices de reincidência criminal.

Detentos e reeducandos poderão ter qualificação profissional no IFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) em conjunto com  Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Justiça (Sejus), estiveram reunidos para tratar sobre possibilidades de qualificação profissional aos egressos do sistema prisional e seus familiares, assim como para os internos e pré-egressos do sistema prisional, voltado para o mercado de trabalho.

O objetivo é desenvolver um programa voltado para qualificação profissional destinado para aquelas e aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como de egressos(as) e pré-egressos(as) prisional, possibilitando a esse público uma melhor inserção no mercado de trabalho, contribuindo para a redução dos índices de reincidência criminal.

De acordo com o Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique, o diálogo realizado buscou definir pontos da parceria que será futuramente firmada, e que terá como principal objetivo a reinserção social de familiares, egressos, pré-egressos do sistema prisional , por meio da capacitação profissional, como detalha

“A reunião foi bastante profícua. Estreitar essa parceria entre a Defensoria Pública, Escritório Social e IFPI vai oportunizar não só remição de pena, mas também a inserção social dos pré-egressos e egressos do sistema prisional. Fiquei entusiasmado com a quantidade de cursos profissionalizantes disponíveis. Essa variedade permitirá que consideremos a aptidão de cada assistido da Defensoria, garantido a inscrição deles no curso que melhor atenda as necessidades de cada um, o que tende a diminuir a evasão. Vamos agora nos reunir com os diretores das unidades prisionais para colocarmos em prática a parceria e iniciar as inscrições nos cursos profissionalizantes”.

Detentos e reeducandos poderão ter qualificação profissional no IFPI | Foto: DivulgaçãoO diretor de Relações Empresariais e Empreendedorismo do IFPI, Robson Alves da Silva, relata a importância do diálogo promovido entre IFPI, DPE/PI e Escritório Social, na busca pela inserção dos egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho. 

“A reunião hoje pela manhã foi para discutir uma possível parceria entre o IFPI e a DPE, por meio da diretoria criminal, para a realização de cursos profissionalizantes para egressos do sistema prisional e seus familiares. Falamos sobre as demandas já levantadas pelo escritório social e as possibilidades de atendimento pelo IFPI”, pontuou.

Conforme Lucas Sobral, Coordenador da Equipe Técnica do Escritório Social da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus), o encontro foi bastante proveitoso e permitiu o alinhamento para a formulação da parceria a ser elaborada nesse sentido. 

“Nos reunimos juntamente com o Diretor Criminal da DPE/PI, Gerson, na manhã de hoje, que contou com o Diretor de Relações Empresariais e Empreendedorismo do IFPI, Robson, para tratar sobre disponibilização de vagas de cursos profissionalizantes aos egressos do sistema prisional e seus familiares, assim como para os internos e pré-egressos do sistema prisional, na oportunidade foi discutido sobre quais os cursos mais procurados pelo público em questão e sobre a logística para a realização dos cursos nas Unidades Prisionais”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES