Detran entrega à PM 15 etilômetros e 15 mil testes de bafômetro para carnaval,

A atividade integra as estratégias do Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, lançado pelo Governo Estadual e conduzido pelo Detran

Material oficial foi entregue pela diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) entregou ao Comando Geral da Polícia Militar (PM-PI), nesta segunda-feira (05), quinze etilômetros e 15 mil bocais para testes de bafômetro, devidamente aferidos, destinados às ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período do carnaval.

A atividade integra as estratégias do Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, lançado pelo Governo Estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho conjunto entre diversas secretarias, órgão federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como terceiro maior em índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. O objetivo é desenvolver políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030 no Estado.

O material oficial foi entregue pela diretora-geral do órgão, Luana Barradas, ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes; ao coronel Ramos, comandante do Policiamento Estadual de Trânsito; e ao coronel Galvão, diretor do Departamento Geral de Operações da PM-PI. Os kits são compostos, cada, por um etilômetro, impressora, baterias e bicos descartáveis, contidos em maletas.

A diretora-geral destacou que os equipamentos vão qualificar as operações e autuações de infrações no momento das abordagens e da identificação de motoristas sob efeito de álcool, para prevenção de acidentes e de mortes no trânsito. Luana lembrou que a iniciativa faz parte do termo de cooperação técnica (nº 001/2023) firmado pelo Detran com a Polícia Militar para expansão de blitzen educativas e de fiscalização.

“Trata-se do compromisso que o Detran tem com a Polícia Militar e com a população, para fortalecer as ações no período de carnaval, no sentido de promover a paz no trânsito e a redução de acidentes nas nossas estradas, como vem sendo praticado diuturnamente, conforme defendido pelo governador Rafael Fonteles”, disse Luana Barradas.

No ato de recebimento, o comandante-geral da Polícia Militar citou o empenho das forças de segurança, em parceria com o Detran, para repressão de crimes de trânsito e a prevenção de vidas nas ruas e estradas do Piauí.

“Os equipamentos irão fortalecer as ações para que tenhamos um estado de paz, tranquilidade e segurança, sobretudo no trânsito, pois além de evitar acidentes, evitamos a sobrecarga no sistema de saúde, preservando vidas, uma meta das forças de segurança, apoiada pelo Detran-PI”, destacou o coronel Scheiwann Lopes.

Além da parceria para fiscalização de trânsito, o Detran promoverá ações educativas dentro da campanha estadual “Carnaval Massa”, do Governo do Estado. O Órgão lançou o “Bloquinho do Detran”, que percorrerá os principais blocos de rua e estruturas festivas da capital, interior e litoral, nos quatro dias de evento, com atividades e abordagens lúdicas aos foliões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES