Documentário sobre gênio da música brasileira estreia em Teresina

Nesta quinta-feira (14) estreia nos cinemas de todo o Brasil, o documentário Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor

Documentário sobre gênio da música brasileira estreia em Teresina | Ana Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (14) estreia nos cinemas de todo o Brasil, o documentário Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor. A obra marca a estreia de Alfredo Manevy como diretor. O documentário narra e celebra a história de um dos músicos mais renomados da música brasileira, com canções que encantam gerações. 

As músicas de sucesso de Lupicínio Rodrigues foram interpretadas por alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A obra traz uma pesquisa ampla com materiais de arquivos do próprio Lupicínio, além de entrevistas e falas de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, e Elza Soares.

 Documentário sobre gênio da música brasileira estreia em Teresina / Foto - Divulgação

Gal inspirou produção

Ao Meionorte.com, o diretor do documentário, Alfredo Manevy, destacou que a criação da obra veio a partir de um desejo seu de entender quem era o personagem misterioso do sul do Brasil que fazia samba. O pontapé inicial veio logo após um show de Gal Costa, uma das artistas que interpretou as canções de Lupicínio.

“O produtor dessa turnê um dia me ligou e me disse que não havia um filme sobre Lupicínio Rodrigues, e eu resolvi fazer o filme. Me coloquei à disposição e assumi o projeto. Achei que era importante, era a chegada a hora de ter um filme que desse conta, desse personagem complexo”, disse.

Documentário sobre gênio da música brasileira estreia em Teresina / Foto - Ana Pessoa

Onde assistir

A distribuição é da O2 Play em parceria com o Canal Curta!. Em Teresina, o documentário estreia nas telas do Cinépolis do Shopping Rio Poty, com sessão às 21h20. A obra recebeu o prêmio do público de melhor documentário em Lisboa, no Festival Internacional da Língua Portuguesa, e participou de festivais nacionais como a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2023).

A produção também aborda um episódio importante da história de Lupicínio envolvendo a faixa Se Acaso Você Chegasse. A música fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood, Dançarina Loura, e, mais tarde, foi indicada ao Oscar de 1945. Mas, além de não ter sido consultado sobre o uso da canção, Lupicínio só foi receber direitos autorais anos após o sucesso. Até hoje seus créditos na indicação ao Oscar não foram reconhecidos.

“Eu quis que essa questão dos direitos e créditos ganhasse força no filme porque Lupicínio vendia sambas no câmbio negro. A questão não é só de crédito, mas de economia da cultura. Se a música é o que o Brasil faz de melhor, por que não somos capazes, enquanto país, de dar o devido retorno econômico aos mestres da nossa música? A riqueza resultante desse valioso patrimônio cultural deveria chegar aos autores”, comenta o diretor Alfredo Manevy.

Sobre o diretor 

Alfredo Manevy é formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, foi presidente da Spcine, pelo qual elaborou políticas de inclusão e formação de público para cinema, e atuou como secretário executivo no Ministério da Cultura. Atualmente, é professor de Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor é sua estreia na direção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES