Eleição antecipada para presidência da Alepi pode ser anulada; entenda

“A Assembleia Legislativa do Piauí não ficará na ilegalidade. Se houver a decisão de anulação em Tocantins nós iremos anular também no Piauí uma nova eleição vai poder ser realizada”, disse Franzé Silva.

Franzé Silva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), confirmou nesta segunda-feira (29) que a Mesa Diretora da Alepi poderá anular a eleição antecipada do segundo biênio (2025-2026), que elegeu Severo Eulálio (MDB) como próximo presidente da Casa.

Franzé informou que a medida será colocada em pauta caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida pela anulação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins, que também elegeu antecipadamente o presidente para o segundo biênio. De acordo com o deputado, "o Piauí não ficará na ilegalidade".

"Havendo a votação no plenário e se for pela anulação da eleição do segundo biênio em Tocantins, como no Piauí foi uma coisa semelhante, nós iremos através de um ato da Mesa levar à plenário a anulação da votação que foi realizada para o segundo biênio no Piauí. É um caso similar e a Assembleia Legislativa do Piauí não ficará na ilegalidade. Se houver a decisão de anulação em Tocantins nós iremos anular também no Piauí uma nova eleição vai poder ser realizada", disse.

Questionado a respeito do mantimento da vaga para o MDB, como acordado ainda em 2022, na hipótese da eleição ser anulada, o presidente informou que irá trabalhar para que o acordo entre os partidos seja mantido.

"Vamos continuar com esse diálogo pra que haja harmonia e no período em que houver eleição a gente continuar com esse acordo firmado, mas depende de uma harmonia da Casa e isso nós vamos trabalhar daqui até a eleição para isso", informou Franzé.

ENTENDA O CASO

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu na última quinta-feira (25), a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Tocantins para o biênio 2025-2026. "A mesa diretora do segundo biênio eleita no início da legislatura pode não vir a refletir as forças políticas majoritárias presentes no início do respectivo mandato, o que vulnera o ideal representativo", argumentou o ministro.

Para o ministro, a periodicidade dos pleitos é fundamental para a promoção da diversidade política. "A eleição periódica é mecanismo de alternância do poder político, evitando a perpetuação de determinado grupo por período indeterminado."

ELEIÇÃO ANTECIPADA NO PIAUÍ

Em pleito ocorrido em 01 de fevereiro, logo após a posse dos deputados estaduais, foram eleitos os parlamentares para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nos próximos dois biênios.  

Nos primeiros dois anos, o comando do Legislativo ficará sob a alçada de Franzé Silva (PT), com Evaldo Gomes (Solidariedade) como 1º vice. 

Já no segundo biênio, ou seja em 2025 e 2026, o presidente da Assembleia será o mdbista Severo Eulálio, a composição ainda conta com o petista Francisco Limma como primeiro vice-presidente. A 1ª Secretaria ficará com o deputado do Progressistas Wilson Brandão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES