Em 189 anos, Alepi terá uma mulher como presidente pela primeira vez

O projeto Parlamento do Futuro é realizado através da Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Limma (PT)

Luiza Maria faz parte do projeto Parlamento do Futuro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chapa “União pela Mudança”, presidida pela parlamentar do futuro Luiza Maria (Partido da Agricultura e Meio Ambiente), venceu as eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (26), com 16 votos. Foi registrado um voto em branco, além dos 13 votos obtidos pela chapa “Avanço da Juventude”, presidida por Marcos Antônio (PDHEC).

Luiza Maria faz história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Casa em seus 189 anos de existência. “Eu me sinto muito grata por ter sido escolhida. É um processo difícil, que exige muitas articulações. Começamos chamando pessoas para assumirem cargos dentro da nossa chapa. Hoje mesmo tivemos conversas em busca de apoio”, relatou.

Luiza Maria faz história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Alepi em seus 189 anos de existência Foto: Ascom 

Estudante do 2º ano do Ensino Médio no CETI João Henrique Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, Luiza Maria destacou que quis participar do Parlamento do Futuro porque sempre está envolvida em questões sociais e atenta ao que gostaria de mudar na sociedade. Ela apresentou um projeto que prevê a implantação de composteiras nas escolas. Desde o final de janeiro, ela já vinha mandando mensagens pedindo votos para a presidência e conversando com os demais parlamentares do futuro.

 Experiência 

No Plenarinho, o presidente da Casa, Franzé Silva (PT), abriu a sessão plenária e destacou a organização do projeto, dizendo que é uma forma oportunizar a vivência legislativa aos alunos e é uma ação de cidadania. Logo após a leitura da ata, Silva encerrou a sessão e passou a direção da Mesa ao parlamentar do futuro mais velho, João Vitor Araújo (PEC), que presidiu a posse e a eleição da Mesa Diretora.  

O parlamentar do futuro mais velho, João Vitor Araújo (PEC) presidiu a posse e a eleição da Mesa Diretora

A eleição da Mesa proporcionou aos estudantes uma importante experiência em relação à busca de adesão para a criação das respectivas chapas e de votos para garantir a presidência da Casa. Cada parlamentar pôde escolher livremente qual chapa apoiar, independentemente do partido ao qual pertencia. Luiza Maria começou a disputa em desvantagem, mas ao longo do processo conseguiu reveter a situação e se consagrou eleita. O bloco liderado por Marcos Atônio deverá indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça. 

Para o presidente da Assembleia Franzé Silva o fato já demonstra o sucesso que é "a semente plantada por este projeto. ''É através dos jovens que a reconstrução da credibilidade na política se dará e já começamos fazendo história, realizando a mudança com a eleição de uma presidenta", afirmou. Segundo o deputado, os jovens participantes do Parlamento do Futuro irão disseminar sua experiência entre amigos, familiares, por isso o projeto é uma semente de mudança.

O projeto Parlamento do Futuro é realizado através da Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Limma (PT). Ele também reafirmou o compromisso do projeto com a mudança da perspctiva em relação a política entre os jovens, 

 Conheça as duas chapas que concorreram ao pleito:

CHAPA 2 - “União pela Mudança” – 16 votos

Presidente – Luiza Maria (PAMA)

1º Vice-Presidente – Sthefany Vitória (PEGR)

2º Vice-Presidente – Ana Vitória (PEC)

3º Vice-Presidente – Victor Manoel (PAMA)

4º Vice-Presidente – Izamara Isabela (PEC)

1º Secretário – Vinícius Gabriel (PSE)

2º Secretário – Henry Carneiro (PSE)

3º Secretário – Klasnic de Sousa (PDHEC)

4º Secretário – Ariolino Lima (PEC)

 CHAPA 1 - “Avanço da Juventude” – 13 votos

Presidente – Marcos Antônio (PDHEC)

1º Vice-Presidente – Pedro Victor (PEC)

2º Vice-Presidente – Wesley Felipe (PSE)

3º Vice-Presidente – Luís Guilherme (PSE)

4º Vice-Presidente – Àdrya Yasmin (PDHEC)

1º Secretário – João Vitor (PEC)

2º Secretário – Withinney Santos (PSE)

3º Secretário – Igor Samuel (PEC)

4º Secretário – Kaylane Mendes (PEC)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES