Em Teresina, fiéis visitam relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Os ossos da religiosa, provenientes da França, ficarão até 16 de abril na capital piauiense

Em Teresina, fiéis visitam relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma multidão esteve na Catedral de Nossa Senhora das Dores para visitar as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que está na capital piauiense desde o final da tarde da última sexta-feira (12). Os ossos da religiosa, provenientes da Basílica de Sainte-Thérèse de Lisieux, na França, estão pela segunda vez no Brasil, após sua primeira visita em 1998.

MANIFESTAÇÕES DE FÉ: O relicário com os ossos do fêmur e do pé pode ser venerado de perto pelos fiéis. Foram muitas as manifestações de fé, esperança e amor a santa da pequena via. Durante todo o dia, padres da Arquidiocese de Teresina celebraram a Santa Missa finalizando com a benção das rosas. 

GRAÇA ALCANÇADA NA FAMÍLIA: Anacélia de Souza conta que esteve presente na primeira visita que aconteceu no Brasil na década de 90, quando ainda era muito jovem. Dessa vez, ela disse ter sido motivada a participar, para agradecer por graças alcançadas em sua família por intercessão de Santa Teresinha que tem uma história de vida dedicada a servir ao Senhor.

“É um momento muito lindo e significativo, pois Santa Teresinha teve um comportamento de não deixar se abater diante de todo o sofrimento que ela sofrera. Já alcancei graças em minha vida por intermédio dela, e desde que isso aconteceu tento ser uma seguidora do que ela foi, propagando e divulgando o nome do Senhor”, afirmou.

VISITAÇÃO NO BAIRRO ANGELIM: Uma chuva de rosas marcou a despedida da visita na Catedral de Teresina. No carro do Corpo de Bombeiros, as Relíquias seguiram em direção ao Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, localizado no bairro Angelim, onde ficarão até o dia 16 de abril, a disposição dos fiéis para a veneração.

IMPORTÂNCIA DAS RELÍQUIAS: No catolicismo, há três classificações para as relíquias: primeiro grau – parte do corpo de um santo; segundo grau – objetos pessoas de um santo; e o terceiro grau – inclui pedaços de tecidos que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada. Conforme destaca o arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, essas relíquias têm uma representação forte e importante para a festa cristã, pois a veneração desses ossos significa manifestar respeito e devoção a pessoas que deram testemunho de Cristo e encarnaram a fé no Senhor.

POSTURA DE RESPEITO E ADORAÇÃO: O arcebispo emérito ressaltou que durante a veneração pessoal junto às relíquias de Santa Teresinha, os fiéis devem adotar uma postura de respeito e oração, por ela que se consagrou inteiramente ao Senhor.

Em Teresina, fiéis visitam relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus - Foto: Ascom

“Eu tenho meu próprio testemunho pessoal quanto a isso, pois em minha cruz peitoral carrego um pedacinho dos ossos dela. A aproximação do católico às relíquias de um santo é uma atitude de respeito e também de oração, pois diz que aquela pessoa nos inspira a ter uma união maior com Deus, para que nós possamos igualmente como Teresinha viver plenamente essa unidade”, pontuou.

PASSAGEM POR VÁRIOS ESTADOS: As Relíquias de Santa Teresinha chegaram ao Brasil no dia 17 de fevereiro, desembarcando em Londrina, Paraná, e já passaram por diversos estados brasileiros. A programação da peregrinação em Teresina segue até terça-feira, finalizando com a Santa Missa no Carmelo de Teresina. Em seguida, as Relíquias serão enviadas para a Diocese de Parnaíba, com uma breve parada nas cidades de Altos, Campo Maior e Parnaíba, região Norte do Piauí. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

15 de abril

– 06h: Oração de Laudes

– 07h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 09h: Programação especial para as crianças

– 12h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 15h: Formação sobre Santa Teresinha / Novena das Rosas

– 17h: Oração de Vésperas

– 18h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 21h30: Ato de oferecimento ao Amor Misericordioso

– 22h: Santa Missa, seguida de noite em vigília (leve sua rosa para ser abençoada)

16 de abril

– 4h30: Oração do Santo Rosário, conduzido pelo Instituto Hesed

– 08h: Santa Missa de envio das Relíquias de Santa Teresinha para Parnaíba, com uma breve parada nas cidades de Altos, Campo Maior e Piripiri



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES