Em Teresina, representante do Papa impõe insígnia em Dom Juarez Marques

A celebração eucarística contou com a presença dos bispos do Regional Nordeste IV, do clero, leigos, religiosos, e de autoridades civis na Catedral Metropolitana

Representante do Papa impõe insígnia a Dom Juarez Marques em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cerimônia solene realizada nesta sexta-feira (15), na Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina, Dom Juarez Marques recebeu a imposição do Pálio Arquiepiscopal, pelas mãos de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil. A celebração eucarística contou com a presença dos bispos do Regional Nordeste IV, do clero, leigos, religiosos, e de autoridades civis na Catedral Metropolitana.

O pálio arquiepiscopal é um símbolo marcante da missão pastoral do bispo. Esta insígnia consiste em uma vestimenta litúrgica composta por uma faixa de lã branca em formato de "Y", adornada com seis cruzes pretas de seda. Ela representa a vocação do bispo como pastor do rebanho de Cristo e simboliza a sua comunhão com o Papa, que é o sucessor do apóstolo Pedro, conforme explica Dom Giambattista Diquattro. 

“O pálio representa a comunhão com o Santo Padre e a sinodalidade da nossa Igreja, já que ninguém consegue governar sozinho. É através dele, que devemos lembrar da sua construção e instituição para o grande mistério, onde devemos ser os grandes colaboradores nos exigindo compromisso constante com a fé”, pontua.

Dentro do rito da imposição, Dom Juarez Marques fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, intimamente ligado ao juramento de lealdade ao Papa e seus sucessores. Em seguida, Dom Giambattista Diquattro realizou a imposição da insígnia.

Empossado no dia 23 de fevereiro deste ano, Dom Juarez Marques é o oitavo arcebispo de Teresina, e o primeiro piauiense a assumir a Sede Metropolitana da Igreja Católica no Piauí. Em sua homilia, o arcebispo agradeceu a presença do Núncio Apostólico e resgatou a importância do pálio. Ele reafirmou o seu compromisso na fé para que continue firme na missão de guiar o seu rebanho na construção do Reino de Deus.

“Desde que cheguei a Teresina, tive a missão de escutar as necessidades de todos e todas, tendo realizado muitos encontros sempre em vista do discernimento pastoral. O meu sentimento e desejo é de que tenhamos uma Igreja Sinodal rica e em comunhão com o Papa Francisco e o pálio também sustenta e reforça esse compromisso”, disse Dom Juarez.

O Núncio Apostólico chegou à capital piauiense ao meio-dia e foi recepcionado no Aeroporto de Teresina pelo Governador Rafael Fonteles e pelo Prefeito Doutor Pessoa Leal. No turno da tarde, Dom Giambattista participou de encontro com os bispos do Regional Nordeste IV da CNBB (PI). Já no sábado, dia 16 de setembro, o Núncio visitou o Carmelo São José, Santa Teresa e João da Cruz, e, em seguida, participou de encontro com o clero e seminaristas no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES